Chuva de meteoros Perseidas de 2019 ocorrerá em 12 e 13 de agosto




Chuva de meteoros Perseidas de 2019 ocorrerá em 12 e 13 de agosto

A chuva de meteoros Perseidas de 2019 ocorrerá na madrugada da segunda, 12 de agosto de 2019; e também na madrugada da terça, 13 de agosto de 2019.

As Perseidas é a segunda mais intensa chuva de meteoros do ano!

Chuva de meteoros Perseidas sobre o Observatório Kolonica, Eslováquia - 2018. Crédito: Petr Horálek.
Chuva de meteoros Perseidas sobre o Observatório Kolonica, Eslováquia – 2018. Crédito: Petr Horálek.

A chuva de meteoros Perseidas de 2019 é um evento astronômico anual. Os meteoros das Perseidas são visíveis a partir da constelação de Perseu, que dá nome a chuva de meteoros. Ou seja, o radiante – ponto no céu de onde parecem surgir os meteoros – se encontra nessa constelação.

Visibilidade da chuva de meteoros Perseidas de 2019 no Mundo e no Brasil:

A constelação de Perseu está situada mais ao Norte do Equador Celeste, com isso a observação do fenômeno será mais favorável para aqueles que estiverem situados entre o Hemisfério Norte e a Linha do Equador.

No Brasil, o fenômeno será melhor observado nas Regiões Norte e Nordeste. Uma vez que ambas regiões se encontram mais próximas da Linha do Equador e, ainda, mais ao Norte em relação às demais regiões do País.

Apesar disso, também será possível observar o fenômeno nas outras regiões do Brasil, embora a constelação de Perseu esteja razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.

A origem da chuva de meteoros Perseidas de 2019:

Os meteoros das Perseidas são originários do Cometa Swift-Tuttle (109P/Swift-Tuttle). Esse cometa tem um período orbital de 133 anos e a última vez que ocorreu o periélio desse objeto foi em 1992. A próxima aparição do cometa está prevista para o ano de 2126.

O núcleo do Cometa Swift-Tuttle, assim como a maioria desses corpos celestes, lança e deixa para trás de sua trajetória um rastro de fragmentos. O núcleo sofre grandes diferenças de pressões à medida que o cometa se aproxima do Sol e, assim, muitas partículas são ejetadas para o espaço. Essas partículas criam uma faixa de detritos que, assim como o cometa de origem, também orbitam o Sol. Quando essa faixa de detritos cruza a órbita da Terra e chocam-se com nossa atmosfera acontece uma chuva de meteoros.

Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra passa pela faixa de detritos deixados por um cometa. Crédito: ScienceAtNASA.
Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra passa pela faixa de detritos deixados por um cometa. Crédito: ScienceAtNASA.

Não é preciso necessariamente que um cometa cruze a órbita da Terra para ocorrer uma chuva de meteoros. Ou seja, somente a faixa de detritos atravessar a órbita do nosso planeta já é suficiente para que o fenômeno aconteça.

Observação da chuva de meteoros Perseidas de 2019:

A chuva de meteoros Perseidas de 2019 ocorrerá na madrugada da segunda, 12 de agosto de 2019; e também na madrugada da terça, 13 de agosto de 2019.

As Perseidas é a segunda mais intensa chuva de meteoros do ano!

Chuva de meteoros Perseidas sobre a vila de Vrchteplá, Eslováquia - 2017. Crédito: Petr Horálek.
Chuva de meteoros Perseidas sobre a vila de Vrchteplá, Eslováquia – 2017. Crédito: Petr Horálek.

O horário recomendado para iniciar a observação dessa chuva de meteoros será das 3h da madrugada até o amanhecer da segunda, 12 de agosto de 2019. Assim como na madrugada seguinte, das 3h da madrugada até o amanhecer da terça, 13 de agosto de 2019. (Horário de Brasília – UTC-3)

É na constelação de Perseu que está localizado o radiante. Ou seja, o ponto no céu de onde parecem surgir os meteoros. São estimados uma média de 60 meteoros por hora para a chuva de meteoros Perseidas de 2019!

Uma característica dos meteoros das Perseidas é que são razoavelmente rápidos! E apresentam grandes chances de produzirem fireballs (“bolas de fogo”)! Portanto, há grandes oportunidades de ver esse tipo de meteoro que apresenta brilho mais intenso que a maioria!

Chuva de meteoros Perseidas sobre o Monte Shasta, Califórnia, EUA - 2016. Crédito: Brad Goldpaint.
Chuva de meteoros Perseidas sobre o Monte Shasta, Califórnia, EUA – 2016. Crédito: Brad Goldpaint.

Encontre a chuva de meteoros Perseidas de 2019 no céu!

O radiante da chuva de meteoros Perseidas se encontra na constelação de Perseu. Utilize a carta celeste abaixo para localizar essa constelação no céu.

Máximo da chuva de meteoros Perseidas de 2019 ocorrerá em 12 e 13 de agosto. Crédito: SkySafari Pro 5.
Máximo da chuva de meteoros Perseidas de 2019 ocorrerá em 12 e 13 de agosto. Crédito: SkySafari Pro 5.

A constelação de Perseu – que dá nome a essa chuva de meteoros – será visível à Leste, sentido onde o Sol nasce, das 3h da madrugada até o amanhecer. Portanto, a constelação ficará no céu de meados da madrugada até o amanhecer. (Horário de Brasília – UTC-3)

A chuva de meteoros Perseidas de 2019 NÃO TERÁ INTERFERÊNCIA da Lua. Pois, em 2019, nosso satélite natural estará próxima da fase Crescente Gibosa, com aspecto de quase Cheia. Assim, a Lua irá se pôr a Oeste um pouco depois que a constelação de Perseu surgir à Leste.

Portanto, em 2019, nosso satélite natural não atrapalhará a observação desse fenômeno. Então, não haverá o brilho do luar sobre a atmosfera da Terra. Logo, não ocorrerá o ofuscamento de meteoros menos brilhantes.

Como observar chuvas de meteoros?

Veja também no vídeo abaixo dicas e informações produzidas pelo Projeto Exoss sobre como observar chuvas de meteoros?

Relate o que você viu!: ao observar uma chuva de meteoros e avistar algum meteoro muito brilhante, você também pode relatar o meteoro que você observou através do link: Relate um Bólido: é legal e rápido! Em aproximadamente um minuto você registra e colabora para o projeto de ciência cidadã do site Exoss.

Fontes:
International Meteor Organization – IMO
American Meteor Society – AMS

Sobre AstroPE 225 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos.Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*