Destaques do Céu! – Junho de 2020
Programe-se e observe os fenômenos astronômicos em destaque do mês de junho de 2020 através deste guia mensal de observação do céu!
O céu noturno nos propicia muitos magníficos e interessantes fenômenos observacionais todos os dias! Alguns desses podemos contemplar a olho nu, ou ainda, com o auxílio de algum instrumento astronômico, como um binóculo ou telescópio. Mas, para observar esses acontecimentos é necessário saber antecipadamente o que o céu nos reserva.
Acompanhe os Destaques do Céu! e saiba sobre a visibilidade de planetas, conjunções planetárias e da Lua e muitas dicas e orientações para uma proveitosa noite de observação!
Fases da Lua em junho de 2020:
A Lua, único satélite natural da Terra, é certamente o corpo celeste que mais se destaca no céu. Além de despertar grande admiração e encanto, a Lua é um alvo fácil para observação, desde a olho nu até mesmo com telescópio. É objeto de vários estudos e pesquisas, inclusive sobre a relação que exerce sobre plantas, animais e até mesmo nos ciclos biológicos do ser humano, como o sono, por exemplo. Além, é claro, de conhecermos a influência gravitacional lunar que atua sobre as marés oceânicas, as quais variam a cada 6 horas aproximadamente.
No céu, a Lua muda periodicamente sua face iluminada voltada para a Terra, o que nos atrai e cativa ainda mais em observá-la e conhecê-la cada vez mais!
Portanto, acompanhe as principais fases da Lua através dos horários, datas e distâncias as quais a Lua se encontra em relação à Terra. E ainda, saiba quando nosso satélite natural estará mais próximo (Perigeu) e quando ficará mais afastado (Apogeu) em relação à Terra.
Fases da Lua:
O Sol sempre ilumina uma metade da Lua, assim como, por exemplo, ilumina uma metade da Terra. A metade iluminada muda à medida que a Lua gira em torno do nosso planeta, devido ao movimento de revolução. Apenas uma face da Lua pode ser vista da Terra, sendo assim, essa face pode estar, por vezes, inteiramente iluminada, parcialmente ou não iluminada.
Portanto, temos a impressão de vermos diferentes aspectos da Lua, também conhecidos como fases lunares. As principais fases da Lua são: Lua Nova, Lua Quarto Crescente, Lua Cheia e Lua Quarto Minguante. Um ciclo completo das fases da Lua tem duração de 29,5 dias.
Conheça e descubra mais sobre as Fases da Lua em junho de 2020! 😉👍🏻
Visibilidade dos planetas em junho de 2020:
Acompanhe os principais fenômenos observacionais envolvendo os planetas do Sistema Solar! Saiba sobre conjunções planetárias visíveis, horários e datas para vê-los, muitas dicas e orientações para observá-los e muitas outras informações em destaque!
Mercúrio:
O menor planeta do Sistema Solar será visível por todo o mês de junho de 2020. Quando será observável no céu após o pôr do Sol à Oeste, sentido onde o Sol se põe.
No início de junho, Mercúrio estará razoavelmente alto em relação ao horizonte Oeste. Mas, até o final do mês, o planeta ficará cada vez mais baixo em comparação ao horizonte Oeste. E assim será visível por menos tempo no céu.
Mercúrio em máxima elongação Leste em 4 de junho de 2020:
Em 4 de junho de 2020, Mercúrio estará em Máxima Elongação Leste. Isso possibilitará vê-lo no céu por mais tempo. Portanto, o melhor momento para observar Mercúrio será após o pôr do Sol de 4 de junho.
Mesmo assim, é possível observá-lo nessa posição favorável entre os dias 25 de maio e 14 de junho de 2020. Esse é apenas um período sugerido para melhor observá-lo no céu.
Portanto, do final de maio até meados de junho 2020 tente procurar e observar Mercúrio logo após o pôr do Sol à Oeste, sentido onde o Sol se põe.
Mercúrio em conjunção com a finíssima Lua Crescente em 22 de junho de 2020:
E após o entardecer de 22 de junho de 2020, Mercúrio estará em conjunção com a finíssima Lua Crescente, um dia depois da Lua Nova (21/06/2020). As estrelas Castor e Pollux também estarão presentes aparentemente à direita dessa exuberante conjunção.
Essa exuberante conjunção poderá ser visível após o entardecer baixa em relação ao horizonte Oeste, sentido onde o Sol se põe.
Portanto, aproveite para observar e acompanhar Mercúrio no céu em junho de 2020! Tente também fotografar o planeta no céu à Oeste neste mês!
Vênus:
O planeta mais brilhante do céu será visível a partir da segunda semana de junho de 2020. Quando será observável no céu antes do amanhecer à Leste, sentido onde o Sol nasce.
No início de junho, Vênus estará ofuscado pelo brilho do Sol. Assim, durante esse período não será possível ver o planeta no céu.
Entretanto, a partir da segunda semana de junho, Vênus reaparecerá no céu, porém dessa vez será visível antes do amanhecer ainda baixo em relação ao horizonte Leste.
Mas, da segunda semana de junho até o final deste mês, Vênus ficará cada vez mais alto em comparação ao horizonte Leste. E assim será visível por mais tempo no céu.
Vênus é facilmente observável no céu como uma “aparente estrela” bastante brilhante!
Vênus em conjunção com a fina Lua Minguante em 19 de junho de 2020:
E antes do amanhecer de 19 de junho de 2020, Vênus estará em conjunção com a fina Lua Minguante. A estrela Aldebaran também estará presente aparentemente abaixo à direita dessa exuberante conjunção.
Essa exuberante conjunção poderá ser visível antes do amanhecer razoavelmente baixa à Leste, sentido onde o Sol nasce.
Portanto, aproveite para observar e acompanhar Vênus no céu em junho de 2020! Tente também fotografar o planeta no céu à Leste neste mês!
Marte:
O planeta vermelho será visível no início das madrugadas até antes do amanhecer em junho de 2020.
No início de junho, Marte estará razoavelmente baixo em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Mas, com o passar do mês, o planeta se elevará cada vez mais em comparação ao horizonte Leste. E, assim, será visível nos finais das noites de junho à Leste, sentido onde o Sol nasce.
Marte em conjunção com a Lua Quarto Minguante em 13 de junho de 2020:
No início da madrugada de 13 de junho de 2020, Marte estará em conjunção com a Lua Quarto Minguante. O planeta Netuno também estará presente à esquerda dessa magnífica conjunção. Assim como, os planetas Júpiter e Saturno também estarão presentes bem acima dessa conjunção.
Essa magnífica conjunção poderá ser observada no início da madrugada razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.
Marte em máxima conjunção com o planeta Netuno em 13 de junho de 2020:
E no início da madrugada de 13 de junho de 2020, Marte estará em máxima conjunção com o planeta Netuno! A Lua Quarto Minguante também estará presente à direita nessa admirável conjunção.
Essa admirável e rara conjunção planetária poderá ser observada no início da madrugada razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.
Portanto, aproveite para observar e acompanhar Marte no céu em junho de 2020! Tente também fotografar o planeta no céu à Leste neste mês!
Júpiter:
O maior planeta do Sistema Solar será visível em meados das noites até antes do amanhecer em junho de 2020.
No início de junho, Júpiter estará razoavelmente baixo em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Mas, com o passar do mês, o planeta se elevará cada vez mais em comparação ao horizonte Leste. E, assim, será visível pouco depois do início das noites de junho à Leste, sentido onde o Sol nasce.
Assim como Vênus, o planeta Júpiter é evidente no céu como uma “aparente estrela” muito brilhante!
Júpiter em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 8 de junho de 2020:
E em meados da noite de 8 de junho de 2020, Júpiter estará em conjunção com a Lua Minguante Gibosa. O planeta Saturno também estará presente abaixo dessa esplêndida conjunção.
Essa esplêndida conjunção poderá ser observada em meados da noite razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.
Portanto, aproveite para observar e acompanhar Júpiter no céu em junho de 2020! Tente também fotografar o planeta no céu à Leste, sentido onde o Sol nasce neste mês!
Saturno:
O gigante gasoso dos anéis será visível em meados das noites até antes do amanhecer em junho de 2020.
No início de junho, Saturno estará baixo no céu em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Mas, com o passar do mês, planeta se elevará cada vez mais em comparação ao horizonte Leste. E, assim, será visível pouco depois do início das noites de junho à Leste, sentido onde o Sol nasce.
Saturno em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 8 de junho de 2020:
E em meados da noite de 8 de junho de 2020, Saturno estará em conjunção com a Lua Minguante Gibosa. O planeta Júpiter também estará presente acima dessa exuberante conjunção.
Essa exuberante conjunção poderá ser observada em meados da noite razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.
Portanto, aproveite para observar e acompanhar Saturno no céu em junho de 2020! Tente também fotografar o planeta no céu à Leste, sentido onde o Sol nasce neste mês!
Urano:
Dica para observar Urano: para simplesmente identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 150mm (6 polegadas).
Urano em junho de 2020 estará na constelação de Áries, com magnitude de 5,9. Ou seja, com possibilidade de observação no limite da visão humana em condições ideais!
No início deste mês, Urano aparecerá no céu pouco depois de meados da madrugada até antes do amanhecer em junho de 2020.
Urano aparecerá razoavelmente baixo no céu em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. No entanto, até o fim do mês, o planeta ficará razoavelmente alto no céu em comparação ao horizonte Leste.
Urano em conjunção com a fina Lua Minguante em 17 de junho de 2020:
E pouco depois de meados da madrugada de 17 de junho de 2020, Urano estará em conjunção com a fina Lua Minguante.
Ambos poderão ser observados em meados da madrugada razoavelmente baixos à Leste, sentido onde o Sol nasce.
Assim, aproveite a conjunção de Urano com a Lua Minguante para tentar vê-lo no céu. Pois a Lua pode ajudar como referência para observá-lo. Também tente fotografar Urano no céu através dessa conjunção em 17 de junho de 2020!
Netuno:
Dica para encontrar Netuno: o planeta não é visível a olho nu, devido à pouca luz solar refletida, portanto só é possível observá-lo com instrumento astronômico. Para apenas identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 200mm (8 polegadas). É necessário ter certa paciência e experiência para tentar achá-lo e observá-lo.
Netuno em junho de 2020 estará na constelação de Aquário, com magnitude 7,9.
No início deste mês, Netuno estará no céu do início das madrugadas até antes do amanhecer em junho de 2020.
Netuno estará razoavelmente baixo no céu em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Entretanto, no transcorrer do mês, o planeta ficará razoavelmente alto no céu em comparação ao horizonte Leste.
Netuno em conjunção com a Lua Quarto Minguante em 13 de junho de 2020:
No início da madrugada de 13 de junho de 2020, Netuno estará em conjunção com a Lua Quarto Minguante. O planeta Marte também estará presente entre ambos nessa conjunção.
Ambos estarão no céu no início da madrugada razoavelmente baixos à Leste, sentido onde o Sol nasce.
Netuno em máxima conjunção com o planeta Marte em 13 de junho de 2020:
E no início da madrugada de 13 de junho de 2020, Netuno estará em máxima conjunção com o planeta Marte! A Lua Quarto Minguante também estará presente à direita nessa admirável conjunção.
Essa admirável e rara conjunção planetária poderá ser observada no início da madrugada razoavelmente baixa em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce.
As constelações em junho de 2020:
Acompanhe as constelações em destaque no céu em junho de 2020. Observe esses grupos de estrelas que subdividem o céu em 88 áreas distintas nomeadas em latim e que muitas delas representam personagens e seres mitológicos.
Ainda, conheça também as estrelas das principais constelações do céu deste mês, especialmente àquelas do período do anoitecer até o final das noites.
Constelações e estrelas em destaque nas noites de junho de 2020:
As constelações de Virgem, Boieiro, Lyra, Escorpião, Sagitário, Cruzeiro do Sul e Centauro são destaque nas noites de junho.
Virgem: alta no céu próxima do Zênite (local mais alto do céu acima do observador), estará a notável e brilhante estrela Spica, alfa (mais brilhante) dessa constelação.
Boieiro: mais à esquerda da estrela Spica, também próxima do Zênite, estará a bastante brilhante gigante vermelha Arturus, alfa dessa constelação.
Lyra: ao Norte estará a brilhante e esbranquiçada estrela Vega, alfa dessa constelação, a qual é visível razoavelmente baixa à esquerda do Leste, sentido onde o Sol nasce.
Escorpião: a gigante vermelha Antares, alfa dessa constelação, surge no céu no início das noites razoavelmente alta em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Essa famosa constelação anuncia o Solstício de Inverno no Hemisfério Sul que ocorrerá neste mês.
Sagitário: a constelação onde está localizado o centro da Via Láctea estará logo abaixo da famosa constelação de Escorpião. Essa área entre as constelações de Escorpião e Sagitário é repleta de estrelas, aglomerados abertos e globulares e nebulosas.
Cruzeiro do Sul: ao Sul do céu estarão as notáveis e brilhantes estrelas dessa conhecida constelação, as quais formam aparentemente uma cruz que aponta para o Polo Celeste Sul.
Centauro: também ao Sul estarão as notáveis e brilhantes estrelas Alfa Centauri (Rigil Kentaurus) e a Beta Centauri (Hadar); as quais são, respectivamente, a primeira e segunda estrelas mais brilhantes dessa constelação.
Eclipse Lunar Penumbral de 5 de junho de 2020:
O Eclipse Lunar Penumbral de 5 de junho de 2020 será visível no Brasil dos estados das Regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Leste da Região Centro-Oeste. A Lua Cheia nascerá parcialmente eclipsada pela penumbra ainda ao entardecer.
Consulte em Eclipse Lunar Penumbral de 5 de junho de 2020 para saber os horários e visibilidade do fenômeno através das ilustrações as quais estão organizadas por Regiões do País e respectivos estados. Todos os horários estão de acordo com o Horário de Brasília – UTC-3.
Portanto, aproveite essa oportunidade para observar, fotografar e convidar os amigos para verem esse magnífico, majestoso e imperdível evento astronômico!
Fonte: 5 de Junho de 2020 – Penumbral Lunar Eclipse – TimeandDate
Visibilidade do Cometa C/2019 U6 Lemmon em junho de 2020:
O cometa C/2019 U6 Lemmon estará mais próximo da Terra em 28 de junho de 2020, a uma distância de 124 milhões de quilômetros. Com isso, haverá possibilidade de observação do cometa a olho nu, ou seja, sem a necessidade de algum instrumento astronômico.
O cometa C/2019 U6 Lemmon poderá ser observado através de algum instrumento astronômico por todo o mês de junho. Devido ao brilho estimado próximo da magnitude 6 e 5,5, o corpo celeste terá chances de ser visível com binóculo ou telescópio das noites de 5 de junho a 10 de julho de 2020.
Entretanto, o melhor período de visibilidade do cometa C/2019 U6 Lemmon será das noites de 14 a 28 de junho de 2020, quando o cometa estará na faixa da magnitude 5,5. Portanto, com ótima oportunidade para observação a olho nu!
Além da possibilidade de vê-lo a olho nu, também é recomendado a observação desse cometa através de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado); ou ainda, a partir de um pequeno telescópio, com abertura igual ou superior a 70mm.
Fonte: REA – Rede de Astronomia Observacional
Acompanhe nosso site e programe-se para observar os fenômenos astronômicos em destaque deste mês!
O melhor site de astronomia,todo o meu crédito. Obg
Olá Adriana! 😃👍🏻
Agradecemos imensamente pela consideração! 😊🙏🏻 É um trabalho dedicado com objetivo de divulgar a Astronomia e torná-la mais acessível e próxima de todos! 😉👍🏻
Obrigado pela visita, comentário e continue nos acompanhando! 😊👍🏻
Muito bom….parabens.fiquei impressionado com o ceu de 19 de junho de 2020 muito bem detalhado pela ASTROPE….obrigado.
Muito obrigado Roberto Neiva! 😊🙏🏻 Certamente foi uma conjunção impressionante! 😃👍🏻
Nós quem agradecemos por você nos visitar e acompanhar! 😊👍🏻
Blog maravilhoso, objetivo, prático, educativo, e, em português, o melhor que já vi, estão de parabéns.
Olá Antonio Rolim! 😃👍🏻
Ficamos imensamente honrados e agradecidos por apreciar, nos valorizar e pelo reconhecimento às informações produzidas! 😊🙏🏻 Essas são algumas das nossas metas como: divulgar informações objetivas, esclarecedoras, didáticas e em Português. 😄👍🏻
◾Acompanhe o AstroPE! 😉👍🏻
•Curta: https://www.facebook.com/GrupoAstroPE/
•Grupo AstroPE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1979408342072524/
•Siga: https://www.instagram.com/GrupoAstroPE/
•Inscreva-se: https://www.youtube.com/user/GrupoAstroPE
Muito bom o site!!! Parabéns pela dedicação, esclareceu muito minha dúvidas a respeito desse mês.
Olá Rinaldo! 😃👍🏻
Nós quem agradecemos pelo reconhecimento e valorização! 😊🙏🏻
Que ótimo que as informações esclareceram suas dúvidas, isso é importante pra nós! 😉👍🏻
Muito obrigado também por sua visita que você possa sempre nos acompanhar! 😊👍🏻
Hoje 19 de junho 5:20 da manhã pode observar um evento astronômico maravilhoso vênus com conjunção com a lua fina minguante,um um espetáculo lindo com nascer do sol ao fundo.
Olá Gezilda! 😃👍🏻
Que fantástico!!! 😍👍🏻 Com certeza foi uma visão espetacular tanto dessa admirável conjunção quanto das cores e tons do nascer do Sol! 😃👍🏻
Qual ferramenta, site, aplicativo etc eu utilizo para saber com antecedência em qual grau e constelação estará os planetas?
Olá George! 🙂👍🏻
Você pode utilizar alguns aplicativos para smartphone como SkySafari, Star Walk 2, Stellarium, SkyMaps… para obter informações com antecedência sobre em qual posição estarão os planetas em determinadas constelações. 😉👍🏻
Boa noite! Casualmente vi o céu nascente nos dias 20 e 21 por volta das seis horas, no dia 20 vi dois astros extremamente brilhantes e hoje vi um muito brilhante, a minha localização é na cidade do Rio de Janeiro, seria possível me informar o que vi? Desde já, grata por vossa atenção. Jany Almeida
Olá Jany Almeida! 😃👍🏻
Nos dias e horário mencionados o planeta Vênus estava visível baixo em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Enquanto que, os planetas Júpiter e Saturno estavam razoavelmente altos no sentido oposto, à Oeste, sentido onde o Sol se põe. E próximo do Zênite (local mais alto do céu acima do observador) estava o planeta Marte, brilhante e avermelhado. 😉👍🏻
Esperamos que as informações contribuam para você saber o que observou nos dias e horário citados. 😊👍🏻
A pouco visualizei no céu a leste uma estrela com muito brilho e bem destacada, então procurei no google informações sobre o céu em junho e acredito que seja o paneta vênus, é o que mais se encaixa pelo que li acima.
Olá Maria Meiry de Oliveira Fernandes! 😃👍🏻
Isso mesmo, em junho de 2020 o planeta Vênus é visível antes do amanhecer ainda baixo em relação ao horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce! 😉👍🏻
Que ótimo por você ter observado o céu, pesquisado e nos encontrado! 😊👍🏻
Parabéns pelas postagens com as localizações dos planetas no Céu….estou seguindo as explicações e estou aprendendo muito. Consigo localizá-los. 👍👍
Olá Luiz Maurício Finkler! 😃👍🏻
Nós quem agradecemos por sua visita e pelo reconhecimento aos conteúdos produzidos! 😊🙏🏻
Que magnífico por você estar aprendendo muito através das informações e, assim, localizar os planetas e outros corpos celestes! 😍👍🏻
◾Acompanhe o AstroPE! 😉👍🏻
•Curta: https://www.facebook.com/GrupoAstroPE/
•Grupo AstroPE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1979408342072524/
•Siga: https://www.instagram.com/GrupoAstroPE/
•Inscreva-se: https://www.youtube.com/user/GrupoAstroPE
Ola,
Por favor, poderia me dar uma orientação para que eu aviste o Cometa C/2019 U6 Lemmon,tipo ….perto de “tal” estrela , “tal” constelação , leste , oeste , norte ,sul……… é que tenho um telescopio F70076, mas sou amador.
Desde já agradeço pela atenção e presteza.
Olá Neilton Nogueira! 😃👍🏻
Podemos lhe sugerir visitar o link abaixo para que você possa através da imagem localizar e possivelmente observar o cometa C/2019 U6 Lemmon: 😉👍🏻
http://rea-brasil.org/cometas/gif/2019u6traj.gif
Há também este link com mais informações sobre o Cometa Lemmon: 😉👍🏻
http://rea-brasil.org/cometas/2019u6.htm
Nós quem agradecemos por sua visita e nos enviar sua dúvida. 😊👍🏻
Muito obrigado e até breve.
Sucesso e Felicidade !!!!
Disponha Neilton Nogueira, ficamos gratos por lhe auxiliar! 😊👍🏻
Oi moro no interior do Paraná, por volta de 2 da madrugada avistei algo muito brilhante no céu, no sentido onde o sol nasce, acordei as 6 da manha e brilhava ainda mais, só que mais baixo. O que eu avistei, fiquei curiosa. Foi na madrugada do dia 29/06.
Olá Joseane Soares Ferreira! 😃👍🏻
Na madrugada do dia indicado e no horário mencionado estava no céu o planeta Júpiter, que é bem brilhante e se encontrava alto no céu. Esse mesmo planeta ainda estava no céu até antes do amanhecer, já baixo à Oeste. 🤔
Nesse mesmo horário, antes do amanhecer, estava presente o planeta Vênus, que é ainda mais brilhante que Júpiter! 😉👍🏻
Esperamos que as informações tenham esclarecido sua curiosidade! 😅👍🏻
Amei este site,como vcs são claros,acordei e fui olhar o céu, faço isso direto….vi uma estrela tão brilhante no lado que o sol nasce que vim pesquisar.É Vênus…..maravilhoso…..Obrigada,Deus os abençoe…bom dia
Olá Elenice! 😃👍🏻
Que ótimo por seu hábito de observar o céu logo cedo! E que esplêndido você ter visto Vênus e certificado que era este planeta após ter pesquisado o assunto e lido nas informações divulgadas! 😍👍🏻
Nós nos sentimentos muito agradecidos por você nos visitar e ter apreciado o site! 😊🙏🏻 Que ótimo também que as informações foram claras e objetivas, pois nos dedicamos muito por isso. 😊👍🏻
Muito obrigado!!! 😊🙏🏻