Chuva de meteoros Geminídeas de 2020 ocorrerá em 13 e 14 de dezembro
A chuva de meteoros Geminídeas de 2020 ocorrerá da noite do sábado, 12 de dezembro para a madrugada do domingo, 13 de dezembro de 2020; e também da noite do domingo, 13 de dezembro para a madrugada da segunda, 14 de dezembro de 2020.
As Geminídeas é a mais forte e intensa chuva de meteoros do ano!
A chuva de meteoros Geminídeas de 2020 é um evento astronômico anual. Os meteoros das Geminídeas são visíveis a partir da constelação de Gêmeos, que dá nome a chuva de meteoros. Ou seja, o radiante – ponto no céu de onde parecem surgir os meteoros – se encontra nessa constelação.
Visibilidade da chuva de meteoros Geminídeas de 2020 no Mundo e no Brasil:
A constelação de Gêmeos está situada um pouco para o Norte do Equador Celeste, com isso a observação do fenômeno será mais favorável para aqueles que estiverem situados entre o Hemisfério Norte e o Trópico de Capricórnio. Entretanto, essa chuva de meteoros será visível por quase todo o Planeta.
No Brasil, embora a constelação de Gêmeos seja melhor observada das Regiões Norte e Nordeste do País por se encontrar mais alta no céu, o fenômeno poderá ser visto de todas as regiões brasileiras. Portanto, isso favorecerá a observação da chuva meteoros Geminídeas de 2020 em todo o País.
A origem da chuva de meteoros Geminídeas de 2020:
Diferente da maioria das chuvas de meteoros, esse fenômeno não está associado a um cometa.
Nesse caso, os meteoros das Geminídeas são originários do asteroide 3200 Phaethon. Esse asteroide tem um período orbital de 1,4 anos.
Tanto as Geminídeas quanto as Quadrantídeas (começo de janeiro) são as únicas chuvas de meteoros em destaque relacionadas a asteroides.
A Terra atravessa todos os anos a faixa de fragmentos rochosos deixados pelo asteroide 3200 Phaethon. Quando nosso Planeta cruza a órbita dessa faixa de detritos que chocam-se com nossa atmosfera acontece uma chuva de meteoros. Por causa da origem dessa chuva de meteoros estar associada a esse asteroide há possibilidade de serem visíveis fireballs (“bolas de fogo”).
Legenda: A Terra pode passar pela faixa de detritos rochosos deixados por algumas chuvas de meteoros originadas por asteroides.
Observação da chuva de meteoros Geminídeas de 2020:
A chuva de meteoros Geminídeas de 2020 ocorrerá da noite do sábado, 12 de dezembro para a madrugada do domingo, 13 de dezembro de 2020; e também da noite do domingo, 13 de dezembro para a madrugada da segunda, 14 de dezembro de 2020.
As Geminídeas é a mais forte e intensa chuva de meteoros do ano!
O horário recomendado para iniciar a observação dessa chuva de meteoros será das 22h da noite do sábado, 12 de dezembro, até o amanhecer do domingo, 13 de dezembro de 2020. Assim como na noite seguinte, das 22h da noite do domingo, 13 de dezembro, até o amanhecer da segunda, 14 de dezembro de 2020. (Horário de Brasília – UTC-3)
É na constelação de Gêmeos que está localizado o radiante. Ou seja, o ponto no céu de onde parecem surgir os meteoros. São estimados uma média de 120 meteoros por hora para a chuva de meteoros Geminídeas de 2020!
Uma característica dos meteoros das Geminídeas é que são brilhantes e mais lentos que a maioria dos meteoros! Outra característica das Geminídeas é a possibilidade de serem visíveis fireballs (“bolas de fogo”) nas cores verde ou azul. Portanto, há grandes oportunidades de ver esse tipo de meteoro que apresenta brilho mais intenso que a maioria!
Encontre a chuva de meteoros Geminídeas de 2020 no céu!
O radiante da chuva de meteoros Geminídeas se encontra na constelação de Gêmeos. Utilize a carta celeste abaixo para localizar essa constelação no céu.
A constelação de Gêmeos – que dá nome a essa chuva de meteoros – será visível à Leste, sentido onde o Sol nasce, das 22h da noite até o amanhecer. Portanto, a constelação ficará no céu do final da noite até o amanhecer. (Horário de Brasília – UTC-3)
A chuva de meteoros Geminídeas de 2020 NÃO TERÁ INTERFERÊNCIA da Lua. Pois, em 2020, nosso satélite natural estará próxima da fase Nova. Assim, a Lua irá se pôr à Oeste logo no início da noite.
Portanto, em 2020, nosso satélite natural não atrapalhará a observação desse fenômeno. Então, não haverá o brilho do luar sobre a atmosfera da Terra. Logo, não ocorrerá o ofuscamento de meteoros menos brilhantes.
Como observar chuvas de meteoros?
Veja também no vídeo abaixo dicas e informações produzidas pelo Projeto Exoss sobre como observar chuvas de meteoros?
Relate o que você viu!: ao observar uma chuva de meteoros e avistar algum meteoro muito brilhante, você também pode relatar o meteoro que você observou através do link: Relate um Bólido: é legal e rápido! Em aproximadamente um minuto você registra e colabora para o projeto de ciência cidadã do site Exoss.
Fontes:
International Meteor Organization – IMO
American Meteor Society – AMS
Seja o primeiro a comentar