!!! TRÂNSITO DE MERCÚRIO !!!
Praticamente todo o dia de 9 de maio de 2016 (daqui um mês), em todo o território Nacional, será visível a passagem “de canto a canto” do planeta Mercúrio na frente do disco solar. Esse acontecimento é o trânsito de Mercúrio!
Esse belo fenômeno será visível das 08:12, com máximo às 11:57 e final às 15:42. Com longa duração de 7h e 30m!!!
A importância dos trânsitos é geralmente relacionada com a determinação da distância da Terra ao Sol e a melhoria das predições sobre Mercúrio e Vênus.
Trânsitos de Mercúrio e de Vênus sempre aconteceram, mas não temos notícias de alguém que tenha observado algum por acaso, embora isso fosse possível (os raios solares, passando por um furo em uma janela, podem reproduzir a imagem do Sol no chão do quarto escuro, por exemplo).
Passamos a observar trânsitos de Mercúrio e de Vênus a partir do século XVII, após Johannes Kepler haver conseguido entender e equacionar as leis que regem os movimentos dos planetas. Os trânsitos planetários tornaram-se assim previsíveis.
Em cada século acontecem treze ou quatorze Trânsitos de Mercúrio, vistos de algum lugar de nosso planeta.
No século passado aconteceram quatorze, sendo que seis foram vistos do Brasil. Desses, quatro foram vistos integralmente e outros dois apenas parcialmente (o Sol nasceu com o trânsito já ocorrendo).
Como Observar?
Antes de mais nada, saiba que observar o Sol é muito perigoso! Sem saber, você pode danificar as suas vistas e ir ficando gradativamente cego em alguns anos.
Nunca observe o Sol sem ter certeza que o método utilizado é realmente seguro. Os métodos seguros para a observação desse fenômeno são os mesmos para a observação de um eclipse solar (como para qualquer observação do Sol).
Acompanhe e saiba mais detalhes também em nossa página no Facebook: Grupo de Astronomia de Pernambuco
Seja o primeiro a comentar