Vem aí a Super-Lua de 2016! Ainda mais especial por ser uma Lua Cheia do Perigeu ainda mais próxima desde o início do século!
A Maior Super-Lua do Século Até Hoje!
Novembro nos dará a oportunidade de ver a Lua muito mais perto do que o habitual. Não se apreciava uma aproximação tão grande desde 26 janeiro de 1948, por isso temos que aproveitar a oportunidade para ver a Lua 14% maior, além de 30% mais brilhante! Pois um fenômeno assim somente em 25 de novembro de 2034!
O que é a Super-Lua?
O termo Super-Lua entrou na consciência popular nos últimos anos. Originalmente um termo da astrologia moderna para uma Lua Nova ou Cheia que ocorre quando está dentro de 90% da sua aproximação em relação à Terra em uma dada posição da órbita. Atualmente, segundo a Astronomia, a Super-Lua se refere mais amplamente a uma Lua Cheia que está mais próxima da Terra do que a média.
Mas por que a Lua está mais perto da Terra em alguns momentos, mas não em outros?
Uma vez que a órbita da Lua é elíptica, um lado (Perigeu) está cerca de 50.000 quilômetros mais próximo da Terra do que o outro lado (Apogeu). Quando o Perigeu do sistema Terra-Lua-Sol ocorre e a Lua está no lado oposto da Terra e do Sol, nós obtemos uma Lua do Perigeu ou mais comumente chamada, uma Super-Lua!
Neste ano essa coincidência acontece três vezes em 2016! Em 16 de outubro e 14 de dezembro a Lua torna-se Cheia no mesmo dia como Perigeu. Já em 14 de novembro, a Lua ficará Cheia a apenas duas horas do Perigeu – sem dúvida, tornando-se uma Extra Super Lua!
A Lua Cheia de 14 de novembro não é apenas uma Super-Lua de 2016, mas também a Lua Cheia mais próxima até hoje no século XXI. Não se apreciava uma aproximação tão grande desde 26 janeiro de 1948, e a próxima não chegará tão perto da Terra novamente até 25 de novembro de 2034! Por isso temos que aproveitar a oportunidade para ver a Lua 14% maior, além de 30% mais brilhante!
É notável a Super-Lua?
Uma Super-Lua, ou Lua Cheia do Perigeu pode ser tanto quanto 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua Cheia do Apogeu! No entanto, nem sempre é fácil perceber a alteração. Uma diferença de 30% no brilho pode ser facilmente encoberto por nuvens ou o brilho ofuscado por luzes urbanas. Além disso, não há réguas flutuando no céu para medir diâmetros lunares. No alto do céu, sem pontos de referência para fornecer um senso de escala, uma Lua Cheia se parece muito com qualquer outra.
Por outro lado, as Luas Cheias baixas no céu podem criar o que é chamado de “ilusão lunar”. Quando a Lua está perto do horizonte, ela pode parecer anormalmente grande quando vista através de árvores, prédios ou outros objetos em primeiro plano. O efeito é uma ilusão de ótica, mas esse fato não tira a experiência!
Uma Super-Lua é inegavelmente linda. E podemos multiplicar essa beleza por três até o fim de 2016. Marque em seu calendário e aproveite o Super Luar!
Fontes:
https://science.nasa.gov/news-articles/2016-ends-with-three-supermoons
(vídeo) ScienceCasts: 2016 Ends with Three Supermoons:
https://www.youtube.com/watch?v=sWAN0FwfD5M
http://www.dmax.marca.com/actualidad/super-luna-14-noviembre/?sf40912730=1
Seja o primeiro a comentar