Destaques do Céu! – Abril de 2018




Destaques do Céu! – Abril de 2018

Programe-se e observe os fenômenos astronômicos em destaque do mês de abril de 2018 através deste guia mensal de observação do céu!

O céu noturno nos propicia muitos magníficos e interessantes fenômenos observacionais todos os dias! Alguns desses podemos contemplar a olho nu, ou ainda, com o auxílio de algum instrumentos astronômico, como um binóculo ou telescópio. Mas para observar esses acontecimentos é necessário saber antecipadamente o que o céu nos reserva.

Acompanhe os Destaques do Céu! e saiba sobre a visibilidade de planetas, conjunções planetárias e da Lua e muitas dicas e orientações para uma proveitosa noite de observação!

Visibilidade dos planetas em abril de 2018:

Acompanhe os principais fenômenos observacionais envolvendo os planetas do Sistema Solar! Saiba sobre conjunções planetárias visíveis, horários e datas para vê-los, muitas dicas e orientações para observá-los e muitas outras informações em destaque!

Mercúrio:

O menor planeta do Sistema Solar inicia a primeira semana de abril de 2018 ofuscado pelo brilho do Sol. Diferente do mês anterior (uma vez que foi bem visível em praticamente todo o mês de março); em abril o planeta será bem visível a partir de meados até o final deste mês. Desta vez você precisará observá-lo à Leste, sentido onde o Sol nasce, antes do amanhecer.

Como citado, logo no início de abril de 2018 Mercúrio ficará ofuscado pelo brilho do Sol, já que estará muito baixo no horizonte e pouquíssimo separado angularmente da nossa estrela principal. Portanto, prefira encontrá-lo no céu a partir de 7 de abril de 2018. Procure-o à Leste, instantes antes do Sol nascer da sua cidade.

Antes de amanhecer de 14 de abril de 2018, Mercúrio estará em conjunção com a fina Lua Minguante. Assim, você poderá vê-los bem próximos aparentemente um do outro! Ambos serão visíveis à Leste, sentido onde o Sol nasce, pelo menos uma hora antes do nascer do Sol de onde você mora.

Tente observar e até mesmo fotografar essa interessante conjunção no céu!

Mercúrio em conjunção com a fina Lua Minguante em 14 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Mercúrio em conjunção com a fina Lua Minguante em 14 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Mercúrio em Máxima Elongação Oeste em 29 de abril de 2018:

No amanhecer de 29 de abril de 2018, Mercúrio estará em Máxima Elongação Oeste, portanto, isso possibilitará um maior tempo para vê-lo no céu. Com isso, o melhor momento para observar Mercúrio será antes do amanhecer de 29 de abril. Embora seja possível observá-lo nessa posição favorável tanto dias antes e depois dessa data. Por isso, procure observar o planeta entre o dias 26 de abril e 2 de maio de 2018.

Máxima elongação à Oeste de Mercúrio em 29 de abril de 2018. Crédito: Solar Walk 2.
Máxima elongação à Oeste de Mercúrio em 29 de abril de 2018. Crédito: Solar Walk 2.



Vênus:

O planeta mais brilhante do céu já é notável à Oeste, sentido onde o Sol se põe, durante todo o mês de abril de 2018. Você poderá ver Vênus como uma “aparente estrela brilhante” no céu, logo assim que o Sol se pôr à Oeste. Vênus ficará cada vez mais brilhante no céu a cada anoitecer deste mês. Portanto, observe-o e acompanhe-o no céu, se possível, todas as noites!

No entardecer de 17 de abril de 2018, Vênus estará em conjunção com a fina Lua Crescente, ou seja, ambos estarão próximos aparentemente no céu. Você poderá observar essa bela conjunção assim que o Sol se pôr à Oeste.

Vênus em conjunção com a fina Lua Crescente em 17 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Vênus em conjunção com a fina Lua Crescente em 17 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

E na última semana de abril de 2018, Vênus estará aparentemente ao lado direito da estrela Aldebaran, a alfa (mais brilhante) da constelação de Touro. A máxima aproximação aparente entre Vênus e Aldebaran acontecerá no entardecer de 2 de maio, portanto, já no início do próximo mês. Porém, você pode observar e acompanhar essa conjunção ainda no final de abril de 2018. Aproveite também para fotografar esse movimento aparente dos dois no céu!

Vênus em máxima conjunção aparente com a estrela Aldebaran em 2 de maio de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Vênus em máxima conjunção aparente com a estrela Aldebaran em 2 de maio de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.



Marte:

O planeta vermelho será visível durante todas as madrugadas de abril de 2018. Marte surge no horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce, logo à meia-noite. Sendo assim, o planeta poderá ser visível do início da madrugada até o amanhecer neste mês. A partir da metade para o final de abril de 2018, Marte nascerá até uma hora mais cedo, dessa maneira o planeta poderá ser notado às 23h no céu.

Devido à proximidade do planeta em relação a Terra, que seguirá assim já deste mês até julho de 2018 (melhor momento para vê-lo); Marte tanto brilhará quanto ficará cada vez mais evidente no céu. Portanto, aproveite para observá-lo a cada noite/madrugada de abril de 2018!

Logo no início de abril, Marte estará acompanhado aparentemente do planeta Saturno. Essa incrível e admirável conjunção planetária pode ser vista a partir da meia-noite de 1, 2, 3 e 4 de abril de 2018. Ambos visíveis à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Conjunção de Marte e Saturno no início das madrugadas de 1º até 6 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Conjunção de Marte e Saturno no início das madrugadas de 1º até 6 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

E no início das madrugadas de 7 e 8 de abril de 2018, Marte e Saturno já um pouco separados aparentemente, estarão na companhia da Lua Minguante. Observe, fotografe e acompanhe tanto a bela conjunção planetária quanto essa conjunção tripla no céu!

Conjunção de Marte, Saturno e a Lua Minguante no início das madrugadas de 7 e 8 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Conjunção de Marte, Saturno e a Lua Minguante no início das madrugadas de 7 e 8 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.



Júpiter:

O maior planeta do Sistema Solar será visível desde meados das noites e madrugadas inteiras de abril de 2018. Dessa maneira, Júpiter poderá ser observado no céu a partir das 21h até o amanhecer neste mês.

A Lua Gibosa Minguante estará em conjunção com Júpiter por algumas vezes em abril de 2018. A primeira conjunção de Júpiter com a Lua ocorrerá na noite de 2 de abril; logo na noite seguinte, em 3 de abril, será a segunda conjunção; enquanto que o terceiro reencontro acontecerá na noite de 30 de abril; logo depois da Lua Cheia de 29/04.

Júpiter em conjunção com a Lua Minguante nas noites de 2, 3 e 30 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Júpiter em conjunção com a Lua Minguante nas noites de 2, 3 e 30 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Júpiter ficará cada vez mais brilhante a cada noite que se passa em abril de 2018. Inclusive, o planeta estará se aproximando do melhor momento para observá-lo o qual será no início de maio deste ano. Portanto, entre as noite de 24 de abril a 8 de maio de 2018, serão as melhores noites para vê-lo se destacar no céu! Tanto notável em brilho quanto em período de visibilidade no céu.

Saturno:

O gigante gasoso dos anéis será visível durante todas as madrugadas de abril de 2018. Saturno aparecerá no horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce, logo a partir da meia-noite. Sendo assim, visível desde a madrugada até o amanhecer neste mês.

Com o passar das noites/madrugadas, da metade para o final de abril de 2018, Saturno surgirá no horizonte Leste às 23h. Ou seja, até uma hora mais cedo em relação ao início do mês.

Tal como mencionado anteriormente, Saturno estará próximo aparentemente do planeta Marte. Essa conjunção poderá ser visível logo no início do mês, também como citado. Portanto, essa será uma ótima oportunidade para observar, fotografar e acompanhar essa bela conjunção planetária no céu!

Relembrando que isso ocorrerá no início das madrugadas de 1º a 4 de abril de 2018. O horário será a partir da meia-noite, e deve-se olhar para o ponto cardeal Leste, sentido onde o Sol nasce.

Ainda a citar também novamente, Saturno e Marte estarão acompanhados aparentemente da Lua Minguante, logo no início das madrugadas de 7 e 8 de abril de 2018.

Urano:

Urano em abril de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Peixes, com magnitude de 5,9. Ou seja, com possibilidade de observação no limite da visão humana em condições ideais! Para simplesmente identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 150mm (6 polegadas).

Devido à proximidade aparente com o Sol, que ofuscará o planeta, Urano ficará sem possibilidade de observação praticamente por todo o mês de abril. Em 18 de abril de 2018, Urano estará em Conjunção Superior, quando o Sol se interpõe entre nós observadores na Terra e o planeta, que se encontra a bilhões de quilômetros.

Portanto, para ser possível revê-lo, com uso de instrumentação e de maneira segura, é recomendado observá-lo a partir da última semana de abril de 2018. Uma vez que o planeta se distancia angularmente do Sol, e reaparece dessa vez no horizonte Leste, pelas madrugadas.



Netuno:

Netuno em abril de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Aquário, com magnitude 8. O planeta não é visível olho nu, devido à pouca luz solar refletida, portanto só é possível observá-lo com instrumento astronômico. Para apenas identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 200mm (8 polegadas). É necessário ter certa paciência e experiência para tentar achá-lo e observá-lo.

Após a proximidade aparente com o brilho do Sol, desde o mês anterior, Netuno reaparece no céu em abril de 2018. Porém, o planeta passa a ser observável nos finais das madrugadas até instantes antes do amanhecer.

No final da madrugada de 13 de abril de 2018, Netuno estará em conjunção com a fina Lua Minguante. A conjunção acontecerá no sentido Leste, antes do Sol nascer. O planeta estará separado angularmente pouco mais de 5° da fina Lua Minguante. Portanto, isso poderá ajudá-lo a encontrá-lo no céu; uma vez que nosso satélite natural pode servir como referência.

Netuno em conjunção com a fina Lua Minguante em 13 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Netuno em conjunção com a fina Lua Minguante em 13 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Chuva de meteoros Lirídeas (Líridas) – 21 e 22 de abril de 2018:

A chuva de meteoros Lirídeas (ou Líridas) ocorrerá da noite de 21 para a madrugada de 22 de abril; e também da noite de 22 para a madrugada de 23 de abril de 2018. Essa é a primeira das mais intensas chuvas de meteoros do ano!

O horário recomendado para iniciar a observação dessa chuva de meteoros será das 23h do sábado, 21 de abril, e por toda a madrugada até o amanhecer do domingo, 22 de abril de 2018. Bem como o mesmo acontece na noite seguinte: das 23h do domingo, 22 de abril, e por toda a madrugada até o amanhecer da segunda, 23 de abril de 2018.

A constelação de Lyra – que dá nome a essa chuva de meteoros – será visível à Leste, sentido onde o Sol nasce, das 23h até o amanhecer. Portanto, a constelação ficará no céu do final da noite até o término da madrugada.

É nessa constelação que se localiza o radiante – ponto no céu de onde parecem surgir os meteoros. São estimados uma média de 18 meteoros por hora para a chuva de meteoros Lirídeas (Líridas)!

Máximo da Chuva de Meteoros Lirídeas (Líridas) - 21 e 22 de abril de 2018.
Máximo da Chuva de Meteoros Lirídeas (Líridas) – 21 e 22 de abril de 2018.

Legenda: Radiante da chuva de meteoros Lirídeas (Líridas) localizado na constelação de Lyra. O máximo do fenômeno ocorre da noite de 21 para a madrugada de 22 de abril de 2018, assim como, da noite de 22 para a madrugada de 23 deste mês.

Fonte: IMO – International Meteor Organization



Acompanhe nosso site e programe-se para observar os fenômenos astronômicos em destaque deste mês!

Sobre AstroPE 225 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos.Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

10 Comentários

    • Agradecemos o elogio e reconhecimento pelo dedicado trabalho Lucas! 😃👍🏻
      Procuramos sempre oferecer conteúdos com qualidade e bem informativos a todos! 😉👍🏻

  1. Hoje, dia 30 de abril, pude ver um planeta (acho que é, pelo fato de não piscar como as demais estrelas), acima da lua na diagonal direita. Na dúvida de qual seria, lendo sua postagem, acho que é Júpiter. Me corrija se eu estiver errado. Esta acima/a direita da lua.

    • Olá Elienai Fernandes! 😃👍🏻
      Pela descrição, horário e data é o planeta Júpiter!
      Continue a nos acompanhar e enviar dúvidas caso necessário. 😉👍🏻

  2. O site está de parabéns…Venho buscando informaçoes em sites e em videos no youtube,mês de abril todo ,curioso fiquei para saber que planeta era aquele que brilhava tanto chamando minha atenção e hoje deparei-me com esse site,com uma explicação de fácil entendimento e hoje descubro que é Júpiter se monstrando a nós,obrigado!! …

    • Olá Luciano Ramos! 😃👍🏻
      Imensamente grato pelo reconhecimento e que as informações lhe foram tão úteis, claras e objetivas! Isso engrandece nosso dedicado trabalho e legitima nosso objetivo de divulgar os acontecimentos, fenômenos e eventos astronômicos! 😉👍🏻
      Continue a nos acompanhar aqui em nosso site e também em nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/GrupoAstroPE/)
      Obrigado mais uma vez! 😊👍🏻

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*