Destaques do Céu! – Junho de 2018




Destaques do Céu! – Junho de 2018

Programe-se e observe os fenômenos astronômicos em destaque do mês de junho de 2018 através deste guia mensal de observação do céu!

O céu noturno nos propicia muitos magníficos e interessantes fenômenos observacionais todos os dias! Alguns desses podemos contemplar a olho nu, ou ainda, com o auxílio de algum instrumento astronômico, como um binóculo ou telescópio. Mas, para observar esses acontecimentos é necessário saber antecipadamente o que o céu nos reserva.

Acompanhe os Destaques do Céu! e saiba sobre a visibilidade de planetas, conjunções planetárias e da Lua e muitas dicas e orientações para uma proveitosa noite de observação!

Fases da Lua em junho de 2018:

A Lua, único satélite natural da Terra, é certamente o corpo celeste que mais se destaca no céu. Além de despertar grande admiração e encanto, a Lua é um alvo fácil para observação, desde a olho nu até mesmo com telescópio. É objeto de vários estudos e pesquisas, inclusive sobre a relação que exerce sobre plantas, animais e até mesmo nos ciclos biológicos do ser humano, como o sono, por exemplo. Além, é claro, de conhecermos a influência gravitacional lunar que atua sobre as marés oceânicas, as quais variam a cada 6 horas aproximadamente.

No céu, a Lua muda periodicamente sua face iluminada voltada para a Terra, o que nos atrai e cativa ainda mais em observá-la e conhecê-la cada vez mais!

Portanto, acompanhe as principais fases da Lua através dos horários, datas e distâncias as quais a Lua se encontra em relação à Terra. E ainda, saiba quando nosso satélite natural estará mais próximo (Perigeu) e quando ficará mais afastado da Terra (Apogeu).

Fases da Lua em junho de 2018 - AstroPE.
Fases da Lua em junho de 2018 – AstroPE.

Fases da Lua:

O Sol sempre ilumina uma metade da Lua, assim como, por exemplo, ilumina uma metade da Terra. A metade iluminada muda à medida que a Lua gira em torno do nosso planeta, devido ao movimento de revolução. Apenas uma face da Lua pode ser vista da Terra, sendo assim, essa face pode estar, por vezes, inteiramente iluminada, parcialmente ou não iluminada.

Portanto, temos a impressão de vermos diferentes aspectos da Lua, também conhecidos como fases lunares. As principais fases da Lua são: Lua Nova, Lua Quarto Crescente, Lua Cheia e Lua Quarto Minguante. Um ciclo completo das fases da Lua tem duração de 29,5 dias.

Visibilidade dos planetas em junho de 2018:

Acompanhe os principais fenômenos observacionais envolvendo os planetas do Sistema Solar! Saiba sobre conjunções planetárias visíveis, horários e datas para vê-los, muitas dicas e orientações para observá-los e muitas outras informações em destaque!

Mercúrio:

O menor planeta do Sistema Solar começa o mês ofuscado pelo brilho do Sol. Mercúrio só reaparece no céu a partir de 10 de junho de 2018. Quando o planeta passa a ser visível à Oeste, sentido onde o Sol se põe. Portanto, no início da segunda quinzena de junho de 2018, Mercúrio pode ser observado logo após o pôr do Sol. E assim, até o fim deste mês, o planeta estará cada vez mais alto no céu.

Em 14 de junho de 2018, Mercúrio estará em conjunção com a fina Lua Crescente. Ambos serão visíveis logo após o pôr do Sol, porém estarão baixos no horizonte Oeste. Por isso, é recomendado observar a conjunção a partir de um local com horizonte sem obstáculos e edificações.

Mercúrio em conjunção com a fina Lua Crescente em 14 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Mercúrio em conjunção com a fina Lua Crescente em 14 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Sendo assim, aproveite para observar e fotografar essa desafiante e bela conjunção visível no pôr do Sol de 14 de junho!



Vênus:

O planeta mais brilhante do céu segue visível e bem brilhante à Oeste, sentido onde o Sol se põe, por todo mês de junho de 2018.

De junho até agosto de 2018, Vênus continuará se elevando no céu. Ou seja, cada vez mais alto, o planeta ficará mais tempo visível no céu. Isso também favorece a observação do planeta, assim como Vênus estará ainda mais brilhante no céu nos próximos meses.

No início de junho de 2018, Vênus estará próximo aparentemente das estrelas Pollux (beta) e Castor (alfa), as quais são da constelação de Gêmeos. Essa aproximação aparente pode ser acompanhada nas tardes de 5 a 9 de junho de 2018. Mas, a máxima aproximação aparente de Vênus com a estrela Pollux, pois esta ficará mais perto aparentemente do planeta, se dará no final da tarde de 7 de junho de 2018.
Essa conjunção pode ser acompanhada e observada à Oeste, sentido onde o Sol se põe, logo após o pôr do Sol.

Vênus próximo aparentemente das estrelas Pollux e Castor da constelação de Gêmeos de 5 a 9 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Vênus próximo aparentemente das estrelas Pollux e Castor da constelação de Gêmeos de 5 a 9 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

No entardecer de 16 de junho de 2018, Vênus estará em conjunção com a fina Lua Crescente. Essa magnífica conjunção poderá ser observada à Oeste, sentido onde o Sol se põe, ao entardecer.

Vênus em conjunção com a fina Lua Crescente em 16 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Vênus em conjunção com a fina Lua Crescente em 16 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Portanto, aproveite essa chance para observar e fotografar essa belíssima conjunção visível ainda no final da tarde!

A conjunção de Vênus e o aglomerado aberto M44 em junho de 2018:

E nos finais das tardes de 19 e 20 de junho de 2018, Vênus passará próximo aparentemente do aglomerado aberto M44. Essa conjunção especial e interessante mostrará o planeta perto aparentemente de um aglomerado distante 577 anos-luz da Terra, e que é formado por quase mil estrelas! Com magnitude de 3.7, o aglomerado M44 é um alvo fácil para observação com binóculo ou pequeno telescópio!

Vênus em conjunção com o aglomerado aberto M44 em 19 e 20 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Vênus em conjunção com o aglomerado aberto M44 em 19 e 20 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Com isso, observe, fotografe e acompanhe essa interessante conjunção de Vênus com o aglomerado M44. Ambos serão visíveis à Oeste, sentido onde o Sol se põe, logo após o anoitecer. Pois, nesse caso, será necessário aguardar escurecer para ver o aglomerado aparentemente junto à Vênus.



Marte:

O planeta vermelho será visível entre meados das noites e por todas as madrugadas de junho de 2018. Observável ainda mais cedo do que o mês anterior, Marte aparece no céu por volta das 21h. O planeta é visível nesse horário no horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce. Portanto, em junho, Marte pode ser visto no céu desde parte da noite até pouco antes do amanhecer.

A cada noite e madrugada de junho de 2018, Marte brilhará mais e aparecerá cada vez mais cedo no céu. O planeta está se aproximando em relação à Terra e continuará assim desde já até julho de 2018. Quando ocorrerá no final daquele mês a oposição de Marte (26 de julho de 2018).

Logo no início do mês, em 2 de junho de 2018, Marte estará em conjunção com a Lua Minguante Gibosa. Portanto, para vê-los no céu será necessário começar a observação a partir das 21h. Quando será possível ver essa bela conjunção à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Marte em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 2 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Marte em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 2 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

E no final do mês, em 30 de junho de 2018, a Lua Minguante Gibosa (quase cheia) volta a estar em conjunção com Marte! Ambos serão visíveis no céu a partir das 20h. Assim, para encontrá-los, será necessário novamente olhar para o Leste, sentido onde o Sol nasce.

Marte em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 30 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Marte em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 30 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Portanto, observe e fotografe Marte em conjunção com a Lua tanto na noite de 2 de junho quanto na noite de 30 de junho de 2018!



Júpiter:

O maior planeta do Sistema Solar será visível por todas as noites e madrugadas de junho de 2018. Júpiter já ficará notável no céu logo após o pôr do Sol. Depois da oposição – melhor noite para vê-lo – em 8 de maio de 2018, Júpiter continuará sendo visível à Leste, sentido onde o Sol nasce. Porém, o planeta já se encontrará razoavelmente alto no céu. Ainda assim, Júpiter será bem visível em junho de 2018.

Logo nas primeiras noites de junho de 2018, Júpiter estará próximo aparentemente da estrela Zubenelgenubi, alfa (mais brilhante) da constelação de Libra. Porém, em 3 de junho de 2018, o planeta estará na máxima aproximação aparente com essa estrela.

Júpiter em máxima conjunção com a estrela Zubenelgenubi em 3 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Assim sendo, aproveite a noite de 3 de junho para ver e até mesmo fotografar essa conjunção de Júpiter com a estrela Zubenelgenubi. A conjunção será visível à Leste, sentido onde o Sol nasce, logo após o anoitecer.

E na noite de 23 de junho de 2018, Júpiter estará em conjunção com a Lua Crescente Gibosa. A estrela Zubenelgenubi, alfa (mais brilhante) da constelação de Libra, também estará presente aparentemente nessa conjunção.

Júpiter em conjunção com a Lua Crescente Gibosa (quase cheia) e a estrela Zubenelgenubi em 23 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Júpiter em conjunção com a Lua Crescente Gibosa (quase cheia) e a estrela Zubenelgenubi em 23 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Portanto, aproveite para observar e fotografar essa magnífica conjunção tripla no céu!



Saturno:

O gigante gasoso dos anéis será visível do início das noites e por todas as madrugadas de junho de 2018. Saturno aparece no céu pouco depois do anoitecer, por volta das 19h. O planeta pode ser visto à Leste, sentido onde o Sol nasce.

No anoitecer de 27 de junho de 2018, Saturno estará em conjunção com a Lua Crescente Gibosa, que estará com aspecto de quase cheia. Ambos podem ser vistos no céu logo após o anoitecer, à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Saturno em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 27 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Saturno em conjunção com a Lua Minguante Gibosa em 27 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Portanto, no anoitecer de 27 de junho observe e fotografe essa bela conjunção no céu! Ou então, aguarde para fotografar a conjunção no início da madrugada de 28 de junho. Pois a Lua chegará à fase cheia nesse momento, e ainda estará próxima aparentemente de Saturno!

Saturno em oposição em 27 de junho de 2018 – melhor noite de observação:

Em 27 de junho de 2018, Saturno estará em oposição. Isso permitirá observar o planeta por mais tempo no céu, ou seja, desde o anoitecer até o amanhecer. Além disso, será na noite da oposição, que Saturno estará exatamente do lado oposto do Sol para nós observadores situados na Terra. Isso significa que tão logo após o pôr do Sol (à Oeste), Saturno já surgirá no céu no sentido oposto (à Leste).

Saturno em oposição em 27 de junho de 2018. Crédito: Solar Walk 2.
Saturno em oposição em 27 de junho de 2018. Crédito: Solar Walk 2.

Sendo assim, o Sol, a Terra e Saturno formarão aproximadamente uma linha reta do ponto de vista do espaço. Ou ainda, na noite da oposição, Saturno estará em um ângulo de 180° em relação ao Sol.

Outra característica que pode-se notar ao observar Saturno na noite da oposição será o brilho intenso do planeta no céu. Pois, o planeta encontra-se aproximadamente na menor distância em relação à Terra na ocasião da oposição na noite de 27 de junho de 2018. Portanto, mais próximo, o planeta se destaca e é ainda mais fácil reconhecê-lo no céu!

Embora a oposição de Saturno acontecer na noite de 27 de junho, o planeta ficará bem brilhante e visível no céu no período de 17 de junho a 7 de julho de 2018. Esse é apenas um intervalo sugerido para você observá-lo no céu e percebê-lo brilhante!

Entretanto, o mês de junho inteiro pode ser considerado o melhor período para observação de Saturno!



Urano:

Urano em junho de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Áries, com magnitude de 5,9. Ou seja, com possibilidade de observação no limite da visão humana em condições ideais! Para simplesmente identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 150mm (6 polegadas).

No início deste mês, Urano aparecerá no céu em meados da madrugada, a partir das 3h, algumas horas antes de amanhecer. Porém, ao longo do mês de junho de 2018, o planeta ficará ainda mais alto no céu. Assim, Urano surgirá no horizonte logo no início da madrugada, por volta das 2h da madrugada. O planeta pode ser encontrado nesses horários à Leste, sentido onde o Sol nasce.

E em 10 de junho de 2018, Urano estará em conjunção com a fina Lua Minguante. Em que ambos formarão uma bela conjunção no céu! Essa conjunção pode ser observada à Leste, sentido onde o Sol nasce, a partir das 3h da madrugada.

Urano em conjunção com a fina Lua Minguante em 10 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Urano em conjunção com a fina Lua Minguante em 10 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Urano estará separado angularmente pouco mais de 4° da fina Lua Minguante. Portanto, a Lua pode ajudá-lo a encontrar o planeta no céu, e assim, favorecer a observação através de algum instrumento astronômico.

Netuno:

Netuno em junho de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Aquário, com magnitude 7,9. O planeta não é visível a olho nu, devido à pouca luz solar refletida, portanto só é possível observá-lo com instrumento astronômico. Para apenas identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 200mm (8 polegadas). É necessário ter certa paciência e experiência para tentar achá-lo e observá-lo.

Netuno estará no céu logo no início das madrugadas de junho de 2018. A partir da 1h da madrugada de 7 de junho de 2018, Netuno estará em conjunção com a Lua Minguante. Essa conjunção acontecerá à Leste, sentido onde o Sol nasce.

Netuno em conjunção com a Lua Minguante em 7 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Netuno em conjunção com a Lua Minguante em 7 de junho de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

O planeta estará separado angularmente mais de 5° da Lua Minguante. Portanto, isso poderá ajudá-lo a encontrá-lo no céu, uma vez que nosso satélite natural poderá servir como referência.



Acompanhe nosso site e programe-se para observar os fenômenos astronômicos em destaque deste mês!

Sobre AstroPE 225 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos.Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

44 Comentários

    • Olá Ed Pereira! 😃👍🏻
      Muitíssimo obrigado pelo reconhecimento e valor dado ao nosso trabalho! 😊👍🏻 Continue acompanhando, tando os Destaques do Céu! quanto os principais Eventos Astronômicos! 😉👍🏻
      Obrigado!

  1. Amo esse site, mas me tirem uma dúvida temos 3 planetas agr hoje por exemplo temos Júpiter que foi o único que consigui ver com meu telescópio, agr existe mais um a leste lá por 22h ele nasce e mais um a Oeste logo por do sol, vocês saberiam me dizer quais são esses dois?

    • Olá Gustavo!
      Primeiro muitíssimo obrigado pelo sentimento por nosso dedicado trabalho! 😊🙏🏻

      O planeta que você cita ao olhar para Oeste, logo após o pôr do Sol, é Vênus. 😉
      Já o outro astro que você menciona ser visível por volta das 22h, dessa vez à Leste, é o planeta Marte (que brilha intensamente na cor avermelhada). 😉👍🏻
      👉🏻Vale lembrar que há mais um outro planeta no céu visível à Leste ao anoitecer. É o planeta Saturno, que surge no horizonte Leste por volta das 19h neste mês. 😉
      Portanto, temos:
      -Vênus à Oeste, no entardecer;
      -Júpiter à Leste, ao anoitecer;
      – Saturno logo em seguida, também ao anoitecer;
      -e Marte, à Leste, por volta das 22h.

      Novamente obrigado e continue a nos acompanhar! Se possível partilhe esse conteúdo com seus amigos! 😊👍🏻

    • Olá Val! 😃👍🏻
      Que ótimo o seu hábito de observar o céu noturno!
      Excelente! Esses cinco citados realmente estão no céu neste mês! 😉👍🏻
      E é um desafio mesmo ver Mercúrio, porém a partir do dia 20 de junho o planeta ficará mais alto no céu e melhor visível. 😉👍🏻
      Continue nos acompanhando e observando o céu! 😊👍🏻

    • Olá Cleris! 😃👍🏻
      Realmente ver Mercúrio é um desafio, mas a partir do dia 20 de junho o planeta ficará mais alto no céu e melhor visível! E o início de julho de 2018 será o melhor período para vê-lo. 😉👍🏻
      E continue observando o quarto planeta citados e tentando encontrar Mercúrio no céu! 😉👍🏻

    • Olá Valdomiro! 😃👍🏻
      Muito obrigado pelo reconhecimento e valorização dos conteúdos em nosso site! 😉👍🏻
      Agradecemos também por optar por acompanhá-lo, muito obrigado! 😊🙏🏻

  2. Meu Deus amei esse site! De uns tempos para ca venho observando muito o ceu e tentando achar os planetas quando acho fico doida acho maravilhoso kkkk
    Hoje conseguir ver Marte é incrivel da janela do meu quarto da pra ve-lo !
    Vou esta acompanhando o site para eu poder continuar ver as maravilhas no ceu 😉

    • Olá Deborah Hellen, que maravilha! 😃👍🏻
      Agradecemos o reconhecimento pelo post e também por nos acompanhar! 😊🙏🏻 Que os conteúdos sempre lhe ajude em suas observações do céu!
      Que ótimo por você ter visto Marte, que realmente está muito brilhante na cor avermelhada! 😉👍🏻

  3. Hoje consegui descobrir como achar Saturno. Marte está um brilho fora do normal e parece já quase tão brilhante quanto Júpiter. Olhar para o céu à noite tá se tornando um hábito instigante. Morar fora de cidade grande e com visão do horizonte ajudou muito, inclusive para ver Vênus. Mas quem ajudou mesmo foi vocês da AstroPE. Obrigado. Abraço.

    • Olá João André! 😃👍🏻
      Que maravilha você ter conseguido descobrir Saturno no céu! E além do gigante dos anéis, você observado Marte também! 😉👍🏻
      E você está certíssimo, logo logo Marte estará mais brilhante que Júpiter no céu! 😃👍🏻
      Ótimo também você ter observado Vênus, justamente por morar em um local distante dos centros urbanos assim como da poluição luminosa! 😉👍🏻
      E muitíssimo obrigado por considerar nosso apoio através do dedicado trabalho por meio do publicação! 😊🙏🏻 Continue nos acompanhando! 😉👍🏻

  4. Acabo de ver Marte no céu e realmente está muito brilhante, fantástico! Em um primeiro momento, nem sabia se era mesmo um planeta, mas suspeitei pela intensidade do brilho. Daí vim parar aqui na site e acabei confirmando, rs. Excelente ideia do site, já o registrei nos meus favoritos para companhar os próximos meses.. Saudações!

    • Olá Estefan Bruce! 😃👍🏻
      Agradecemos a visita e pelo reconhecimento! Sim, periodicamente atualizamos com conteúdos sobre os principais eventos e fenômenos astronômicos. 😉👍🏻

  5. Boa noite!! Observei o céu hoje e há um ponto bem vermelho e brilhante abaixo da lua. Qual planeta é? Gostaria muito de saber identificar e aprender mais, como posso fazer? Obrigada

    • Olá Natalia! 😃👍🏻
      Como é descrito nesse post, o planeta é Marte! 😍👍🏻
      No sábado, 30 de junho de 2018, Lua e Marte estarão em conjunção, ou seja, bem próximos aparentemente no céu! 😉👍🏻
      Se possível tente observá-los! 😊👍🏻
      Continue nos acompanhando para Conhecer e Descobrir o Céu! 😉👍🏻

  6. Hoje mostrei os mapas do céu pra minha filha de 4 anos porque ela queria saber que planeta era aquele perto da lua. Esse é o melhor site com explicações sobre o céu para leigos, em português. Obrigada.

    • Olá Angélica! 😃👍🏻
      Muitíssimo obrigado Angélica! Imensamente obrigado pelo reconhecimento pelo dedicado trabalho! 😊🙏🏻
      Continuem: você, sua filha e mais familiares a observar o céu e nos acompanhar! 😉👍🏻
      Nós quem ficamos agradecidos! 😊👍🏻

  7. Sou uma observadora assídua do céu. Acho muito legal o trabalho de vcs em nós proporcionar um maior conhecimento astronômico, valeu, asiosa pelos destaques do céu do mês de julho.

    • Olá Aldenice Conceição! 😃👍🏻
      Que contentamento enorme pelo seu formidável hábito de observar o céu! 😍
      Agradecemos seu importante reconhecimento por nosso dedicado trabalho! 😊🙏🏻 E estamos quase finalizando os conteúdos para os Destaques do Céu! – Julho de 2018! 😉👍🏻
      Em julho teremos muitos fenômenos e eventos astronômicos! Aguarde para observá-los! 😃👍🏻

  8. Bom Dia,
    Entrei hoje na página, não conhecia e adorei.
    Minha busca era justamente porque ontem após a meia noite, olhei pro céu e notei uma brilhante estrela vermelha ao lado da lua. na verdade era um risquinho vermelho no céu e extremamente brilhante. Lendo no site penso se pode ser Marte… Pelo que li nos comentários anteriores, acredito que sim. Fiquei encantada.

    • Olá Ana Paula! 😃👍🏻
      Agradecemos por sua busca e por você ter nos achado. 😊🙏🏻
      E o planeta Marte mesmo, segundo a sua descrição. Continue nos acompanhando e compartilhe para amigos os conteúdos e também incentive-os para observarem o céu! 😉👍🏻

  9. Boa noite!! Sou apaixonada pelo o Universo, não consigo ficar um dia e noite sem olhar para ele.. e agora que descobri vcs fiquei mais feliz

    • Olá Maria Lucia! 😃👍🏻
      Que maravilha! Agradecemos o reconhecimento e consideração agora que você nos descobriu! 😊🙏🏻
      Continue nos acompanhando e divulgue os conteúdos para seus amigos. 😉👍🏻

  10. Mudei de São Paulo para Brasília há 9 meses e lá conseguia identificar os astros, mas, chegando a minha nova morada me servi de vocês para observar e identificar os planetas nessa época do ano longe do frio de SP e do céu encoberto, é demais, obrigado por compartilhar e servir minha curiosidade, valeu amigos.

  11. O teto do meu quero é de vidro moro no nordeste do Brasil fiz esse quarto especialmente para observar deitado da minha cama e agora com esse site maravilhoso contendo informações excelentes é q não vão faltar noites maravilhoso obg por criar um site assim continue com as informações abç

    • Que ótimo Vagner! 😃👍🏻
      Ótima ideia e atitude em modificar o teto do quarto para observação! Creio que ficou bem favorável para ver o céu! 😅👍🏻
      E muitíssimo obrigado pelo reconhecimento e ficamos contentes que as informações lhe ajude no hábito de observar o céu! 😊🙏🏻

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*