Destaques do Céu! – Março de 2018




Destaques do Céu! – Março de 2018

Programe-se e observe os fenômenos astronômicos em destaque do mês de março de 2018 através deste guia mensal de observação do céu!

O céu noturno nos propicia muitos magníficos e interessantes fenômenos observacionais todos os dias! Alguns desses podemos contemplar a olho nu, ou ainda, com o auxílio de algum instrumentos astronômico, como um binóculo ou telescópio. Mas para observar esses acontecimentos é necessário saber antecipadamente o que o céu nos reserva.

Acompanhe os Destaques do Céu! e saiba sobre a visibilidade de planetas, conjunções planetárias e da Lua e muitas dicas e orientações para uma proveitosa noite de observação!

Visibilidade dos planetas em março de 2018:

Acompanhe os principais fenômenos observacionais envolvendo os planetas do Sistema Solar! Saiba sobre conjunções planetárias visíveis, horários e datas para vê-los, muitas dicas e orientações para observá-los e muitas outras informações em destaque!

Mercúrio:

O menor planeta do Sistema Solar será bem visível em todo o mês de março de 2018, especialmente em meados deste mês. Mercúrio poderá ser observado à Oeste, sentido onde o Sol ser põe, logo assim que entardecer.

Logo no início de março de 2018, Mercúrio se aproximará aparentemente do planeta Vênus. Essa bela conjunção planetária pode ser vista e acompanhada nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 de março. Assim sendo no entardecer de 3 de março a máxima aproximação aparente entre Mercúrio e Vênus! Nesse dia estarão a aproximadamente 1° de separação angular um do outro.

Conjunção de Mercúrio e Vênus entre os dias 1 a 5 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Conjunção de Mercúrio e Vênus entre os dias 1 a 5 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Aproveite para vê-los à Oeste, pouco antes do pôr do Sol. Tente observar e além disso fotografe essa magnífica conjunção planetária!

Mercúrio em Máxima Elongação Leste em 15 de março de 2018:

Já no entardecer de 15 de março de 2018, Mercúrio estará em Máxima Elongação Leste, portanto, isso possibilita um maior tempo para vê-lo no céu. Com isso, o melhor momento para observar Mercúrio será no final da tarde de 15/03, assim como dias antes e depois dessa data. Ou seja, procure observar o planeta em meados de março de 2018.

Máxima elongação à Leste de Mercúrio em 15 de março de 2018. Crédito: Solar Walk 2.
Máxima elongação à Leste de Mercúrio em 15 de março de 2018. Crédito: Solar Walk 2.

Ainda na tarde de 15 de março, o planeta Vênus estará à esquerda de Mercúrio e o acompanhará até o pôr do Sol à Oeste.

E no final da tarde de 18 de março de 2018, Mercúrio, Vênus e a fina Lua Crescente formarão uma majestosa conjunção no céu! Os três corpos celestes estarão praticamente alinhados e serão visíveis à Oeste, pouco antes do pôr do Sol.
Aproveite a chance a para vê-los no céu e até fotografá-los! Não perca essa conjunção tripla no céu!

Conjunção de Mercúrio, Vênus e a Lua Crescente em 18 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Conjunção de Mercúrio, Vênus e a Lua Crescente em 18 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.



Vênus:

O planeta mais brilhante do céu já inicia o mês de março de 2018 melhor visível à Oeste, sentido onde o Sol se põe. Se comparado com meses anteriores, Vênus se mostra melhor observável neste mês. Uma vez que o planeta será cada vez mais notável no céu como uma “aparente estrela” e também cada vez mais elevado em relação ao horizonte Oeste.

Logo no início de março de 2018, Vênus estará cada vez mais próximo aparentemente do planeta Mercúrio (como mostrado anteriormente). Na verdade, será Mercúrio que mais se deslocará na direção de Vênus. Sendo assim, a máxima aproximação aparecente entre Vênus e Mercúrio ocorrerá em 3 de março de 2018. Quando ambos estarão visíveis bem próximos aparentemente no céu à Oeste, antes do pôr do Sol.

Vênus e Mercúrio em máxima conjunção aparente em 3 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Vênus e Mercúrio em máxima conjunção aparente em 3 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Essa interessante conjunção planetária pode ser acompanhada e observada de 1º até 5 de março de 2018. Aproveite para observá-los!

E no entardecer de 28 de março de 2018, Vênus estará em conjunção com o planeta Urano. Ambos ficarão muito próximos aparentemente um do outro! Vênus é facilmente visível a olho nu no céu, já Urano está no limite da visão humana, o que dificulta observá-lo.

Como Vênus e Urano estarão muito próximos aparentemente em 28 de março, você poderá observar Vênus através de um binóculo (7×50 ou 10×50) ou um pequeno telescópio, e no mesmo campo de visão (bem “ali” próximo) estará o planeta Urano!

Vênus em conjunção com Urano em 28 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Vênus em conjunção com Urano em 28 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Aproveite essa oportunidade para observá-los e, se possível, fotografar essa interessante conjunção planetária!



Marte:

O planeta vermelho será visível durante todas as madrugadas de março de 2018. Marte surge no horizonte Leste, sentido onde o Sol nasce, logo à meia-noite. O brilho aparente de Marte aumentará a cada madrugada, o que lhe destacará como uma brilhante “estrela” vermelha. Isso favorecerá ainda mais reconhecê-lo no céu!
Vale lembrar que justamente por estar se aproximando da Terra e aumentando o seu brilho aparente, 2018 será considerado o ano de Marte!

Em 10 de março de 2018, Marte estará em conjunção com a Lua Minguante. Essa conjunção será visível logo a partir da meia-noite, portanto, ambos são visíveis à Leste.

Marte em conjunção com a Lua Minguante em 10 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Marte em conjunção com a Lua Minguante em 10 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Nas noites e madrugadas da última semana de março de 2018, Marte se move no céu até ficar cada vez mais próximo aparentemente do planeta Saturno. Aproveite nesse horário para acompanhar noite após noite essa aproximação aparente.

Aproximação aparente de Marte e Saturno entre as noites de 30 e 31 de março e 1º e 2 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Aproximação aparente de Marte e Saturno entre as noites de 30 e 31 de março e 1º e 2 de abril de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.



Júpiter:

O maior planeta do Sistema Solar será visível durante todas as madrugadas de março de 2018. Júpiter é observável à Leste, sentido onde o Sol nasce, e pode ser notado no céu até duas horas antes da meia-noite. Portanto, o planeta será visível no período entre o horário mais tardio da noite e por todas as madrugadas deste mês.

No final da noite de 6 para o início da madrugada de 7 de março de 2018, Júpiter estará em conjunção com a Lua Gibosa Minguante. Então aproveite para ver essa bela conjunção no céu, que será visível à Leste pouco antes da meia-noite.

Júpiter em conjunção com a Lua Minguante em 6 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Júpiter em conjunção com a Lua Minguante em 6 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Saturno:

O gigante gasoso dos anéis será visível à Leste, sentido onde o Sol nasce, a partir das 2h da madrugada em março de 2018.

No início da madrugada de 11 de março de 2018, Saturno estará na companhia da Lua Minguante. Ambos podem ser observados à Leste, logo após às 1h da madrugada. Aproveite e observe essa conjunção!

Saturno em conjunção com a Lua Minguante em 11 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Saturno em conjunção com a Lua Minguante em 11 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

Como apresentado anteriormente, entre o final de março e início de abril de 2018, Saturno estará na companhia do planeta Marte. Portanto, observe e acompanhe noite após noite o movimento aparente desses planetas no céu!



Urano:

Urano em março de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Peixes, com magnitude de 5,9. Ou seja, com possibilidade de observação no limite da visão humana em condições ideais! Para simplesmente identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 150mm (6 polegadas).

Urano estará em conjunção com a fina Lua Crescente na noite de 19 de março de 2018. A conjunção será visível à Oeste, sentido onde o Sol se põe, logo ao anoitecer.

O planeta estará separado angularmente pouco mais de 3°. Sendo assim, a Lua pode servir como referência e ajudá-lo a encontrar e identificar Urano no céu.

Urano em conjunção com a fina Lua Crescente em 19 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Urano em conjunção com a fina Lua Crescente em 19 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

É importante destacar que em 28 de março de 2018, Urano estará bem próximo aparentemente do planeta Vênus, assim como foi citado anteriormente. Como ambos estarão muito “próximos” no céu, logo será possível vê-los no mesmo campo de visão para quem observá-los com um binóculo ou um pequeno telescópio.

Netuno:

Netuno em março de 2018 estará entre as estrelas da constelação de Aquário, com magnitude 8. O planeta não é visível olho nu, devido à pouca luz solar refletida, portanto só é possível observá-lo com instrumento astronômico. Para apenas identificá-lo no céu recomenda-se o uso de um binóculo 7×50 ou 10×50 (mais recomendado), ou ainda, um pequeno telescópio. Para observá-lo é indicado um telescópio de maior abertura, igual ou superior a 200mm (8 polegadas). É necessário ter certa paciência e experiência para tentar achá-lo e observá-lo.

Netuno estará em conjunção com o Sol entre os dias 3 a 6 de março de 2018, ou seja, a proximidade aparente com nossa estrela dificultará algum tipo de observação desse planeta.

Entretanto, alguns dias após o início deste mês, Netuno reaparece, porém dessa vez à Leste. Sendo assim, o planeta ressurge nos finais das madrugadas instantes antes do amanhecer.

No final da madrugada de 16 de março de 2018, Netuno estará em conjunção com a fina Lua Minguante. A conjunção ocorre no sentido Leste, instantes antes do nascer do Sol.

Netuno em conjunção com a fina Lua Minguante em 16 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.
Netuno em conjunção com a fina Lua Minguante em 16 de março de 2018. Crédito: SkySafari Pro 5.

O planeta estará separado angularmente pouco mais de 2° da fina Lua Minguante. Isso pode ajudá-lo a encontrá-lo no céu, uma vez que nosso satélite natural pode servir como referência.



A segunda Lua Azul de 2018 acontece em 31 de março!

Em 2018 teremos duas Luas Azuis! A primeira Lua Azul de 2018 aconteceu em 31 de janeiro, enquanto que a próxima ocorrerá neste mês! Ou seja, a Segunda Lua Azul de 2018 acontecerá em 31 de março!

Segunda Lua Azul de 2018 acontece em 31 de março!
Segunda Lua Azul de 2018 acontece em 31 de março!

Sabemos que, de maneira simplificada, todo mês que possui duas Luas Cheias, a segunda será chamada de “Lua Azul”. Portanto, neste mês teremos uma Lua Cheia em 1º de março e uma segunda em 31 de março. Aproveite para observar e além disso fotografar as duas belas Luas Cheias que acontecerão em março de 2018!

Acompanhe nosso site e programe-se para observar os fenômenos astronômicos em destaque deste mês!

Sobre AstroPE 225 Artigos
O Grupo de Astronomia de Pernambuco tem como objetivo divulgar a Astronomia através de Projetos e Atividades Práticas para todos os públicos.Nós realizamos atividades em escolas públicas e privadas tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outras cidades e Estados. Divulgando assim cada vez mais essa fantástica ciência, a Astronomia.

40 Comentários

  1. Fiquei interessado pelo assunto quando bem cedo olhei pro céu e vi a lua um pouco à direita da minha cabeça e tive a impressão de também ter visto a constelação dr escorpião???

    • Olá João Silva. 😃
      Sim, se considerarmos a data que você observou, a Lua estava na constelação de Escorpião. 😉
      Que ótimo pelo interesse, continue nos acompanhando! 😃👍🏻

  2. Olá achei muito bacana suas explicações. Moro em Salvador e neste mês tenho observado um corpo celeste com brilho intenso na direção nordeste. Mas não é na madrugada. Normalmente vejo por volta das 22:00.Você algo mais a comentar?

    • Olá Arlu Junior! 😃
      Agradecemos o reconhecimento por nossas explicações e visita! 😉👍🏻
      Provavelmente o que você está a observar no horário das 22h é o planeta Júpiter. O brilho intenso e o horário indicado sugerem que seja esse corpo celeste, uma vez que ele é visível em março de 2018 nesse horário. Em abril e nos próximos meses ele aparecerá cada vez mais cedo no céu. 😃👍🏻

  3. Parabéns pelo site!!!
    Amo demais astronomia tenho uma câmera muito boa com um zoom incrível e estarei fotografando e acompanhando essa maravilha!
    Vcs tem instagram ???
    Vou dar mas uma procurada aqui no site pra ver se eu acho!
    Sou de SP e o céu de lá é de dar vergonha… não dá pra ver nem a lua direito pq é tanta iluminação que atrapalha muito! Mas agora estou no nordeste e apaixonado pelo céu daqui.

  4. Estou vendo a olho nú um ponto meio grande bem no sentido que o sol nasce, não fica cintilando, seria Júpiter? Eu uso um app que quando aponto para a direção ele mostra o planeta em frente a Libra, mas não sei se o que vejo é Júpiter ou uma estrela, é possível vê-lo com tanta clareza como vejo?

    • Olá Nelson Vianna. 😃👍🏻
      Pelo que compreendi você se refere a Lua Nova, que ocorreu neste sábado, 17 de março. Pelo menos alguns dias antes e depois a essa fase lunar é bem recomendado para observar o céu por estar mais escuro. E como é o caso deste mês, também ver melhor os planetas visíveis como: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. 😉👍🏻

    • Olá Hugo! 😃👍🏻
      O planeta que aparenta ser “seguido” pela constelação de Escorpião neste mês de março é Júpiter. O gigante gasoso é visível neste mês entre as estrelas da constelação de Libra, a qual surge antes do que Escorpião. 😉👍🏻
      Vale lembrar que Marte e Saturno são visíveis entre as estrelas da constelação de Sagitário, que aparece no céu logo após Escorpião. 😉👍🏻

    • Olá Priscila! 😃👍🏻
      Você mesma pode tentar observá-los a olho nu. Porém, se deseja vê-los de algum local você pode tentar pesquisar se há clubes, grupos e/ou instituições que promovem observações do céu!
      Se você residir na Região Metropolitana do Recife, Pernambuco, acompanhe nosso site e página no Facebook (https://www.facebook.com/GrupoAstroPE/) para novidades! 😉👍🏻

    • Olá Samuel. 😃👍🏻
      Pode ser apenas impressão. 😉 Embora a Lua esteve no dia 26/03 no Perigeu, ponto mais próximo da órbita lunar em relação à Terra. Porém, perceber a olho nu essa maior aproximação pode indicar um grande hábito observacional, já que é bem difícil avaliar uma variação de distância apenas visualmente, ou seja, sem instrumentação. 😉👍🏻

  5. Olá,boa noite, primeiramente parabens pelo site, sucesso sempre, me tirem uma duvida, tenho notado ultimamente um corpo celeste bem avermelhado e brilhante desde cedo olhando para o leste de onde estou, Itaperuna-rj , ja tentei usar apps pra identificar mas sem sucesso, poderiam ajudar ?? Hoje ele esta paralelo a Lua Azul .

    • Olá Luiz Henrique! 😃👍🏻
      Muito obrigado pelo reconhecimento e visita! 😉👍🏻

      Ao analisar seu relato pude interpretar que seja a estrela Arcturus, alfa (mais brilhante) da constelação de Boieiro. Pelo o que você mencionou como paralelo, horário da mensagem e corpo celeste brilhante avermelhado… pode ser que seja essa estrela.
      Apenas para adicionar informação, caso não seja Arcturus, há o planeta Júpiter, que pelo horário da sua mensagem estava pouco abaixo da “Lua Azul” desta noite.

      Espero que tenha lhe ajudado quanto à dúvida! Qualquer pergunta ou comentário volte a nos comunicar. 😉👍🏻

  6. Hoje dia 01 abril , tem um enorme círculo em volta da lua ! Como se fosse uma sombra enorme de algo q está atrás dela , normalmente os círculos da lua são mais próximos a ela !ficamos bem admirados observando o céu agora ,eram umas 1 h am ! Alguma explicação? Alguém fenômeno? Planeta ? …

    • Olá Karyna! 😃👍🏻
      Possivelmente você avistou um halo lunar, muito belo por sinal segundo sua descrição!
      Se possível, pesquise por esse fenômeno e você encontrará belas imagens! 😉👍🏻

  7. Ontem, vi a lua como se estivesse em volta de um anexo. Foi bem legal, tirei bastante fotos e dava pra ver diversas cores em torno do anél. Era a claridade da lua azul. Muito Show!

  8. Quero parabenizar pelo excelente site!
    Observando o céu, agora há pouco,notei uma estrela brilhante, um pouco abaixo da lua,a direita.Seria algum planeta??

    • Olá Gabriela! 😃👍🏻
      Muito obrigado pelo reconhecimento! 😊🙏🏻
      Que ótimo por você está observando! Sim, é um planeta, o maior do Sistema Solar: Júpiter! 😃👍🏻

  9. Sou Felipe Nobre moro em Salvador.estou observado um ponto muito brilhantehá à mas ou menos um mês. É logo ao o entardecer. Acho que apartir das cinco horas da pra ver muito bem no lando oeste e ta se movendo com o passar dos dias.Eu andei pesquisando e acho que é Vênus porque não fica centilando igual uma estrela.seja lá oque for por favor me de essa resposta. Muito obrigado

    • Olá Felipe Nobre! 😃
      Que ótimo por seu hábito de observação, interesse e pesquisa sobre o corpo celeste. Pela descrição e detalhes é o planeta Vênus! 😃👍🏻
      Continue observando e você o notará ainda mais brilhante e mais elevado no céu nas próximas semanas e meses. E continue nos acompanhando! Informações e novidades em breve são postadas aqui no site! 😉👍🏻
      Obrigado! 😊👍🏻

  10. Qual especificação de binóculos vc indica para uma boa observação!? E o que é possível de ver de binóculos no “mundo celeste”!?

    • Olá Vinícius! 😃
      Uma referência para binóculos que sugiro é um 7×50 ou um 10×50. Considero ambos bem ideais para aqueles que desejam ver um pouco além do que podemos enxergar através dos nossos olhos. Sendo essa a principal característica de um binóculo: aumentar a captação de luz dos corpos celestes mais escuros no céu. Isso nos revela mais estrelas ao observar, o que ajuda na identificação e reconhecimento no momento da observação de algum objeto, como um cometa por exemplo. 😉👍🏻
      Ah, e ainda possuir a característica de pouco aumento, o que gera maior campo de visão!

      Portanto, destaco que binóculos não são instrumentos recomendados para quem deseja ver a Lua mais ampliada, assim como planetas ou até mesmo nebulosas de brilho fraco. Nesse caso, seria mais aconselhável o uso de telescópio. 😉👍🏻

  11. Boa noite! Vi hoje uma estrela vermelha brilhando, fiquei observando ela parada mas quando menos esperei ela começou se mover no céu por um grande percurso…sabe se realmente é uma estrela?

    • Olá Luana! 😃👍🏻
      Se não fosse esse “comportamento” em mover-se rápido, talvez sim fosse uma estrela, ou provavelmente um planeta! Pois geralmente são brilhantes e estáticos no céu quanto ao brilho. 🤔
      Há possibilidade de ser um satélite artificial, que por ocasiões, passam e são visíveis muito brilhantes no céu.
      Continue a observar e pergunte-nos novamente se conseguiu compreender o que foi que observou.
      Agradecemos a visita! 😊🙏🏻

  12. Boa noite!
    Hoje entre 23:30 e 00:00 observei uma grande estrela laranja á leste de Itupeva-sp. Seu brilho forte fazia ela parecer uma aranha no céu. Se puder me ajudar, estou com duvidas qual planeta seria, obrigado.

    • Olá Thiago! 😃👍🏻
      Pelo horário mencionado e a acrescentar a possível altura no céu (bem alto nesse horário), muito provavelmente é o planeta Marte! 😉👍🏻
      Continue nos acompanhando e agradecemos seu contato! 😊👍🏻

  13. Oi,tudo bem, sou do rio grande do norte,e a algumas noites atrás percebi uma estrela meio alanrajada, brilha mais que as outras,sentido que o sol nasce. Poderia me dizer doque se trata.
    Desde ja obrigada😊

    • Olá Clizele! 😃👍🏻
      Pela descrição, muito provavelmente é o planeta Marte, que se destaca cada vez mais no céu com brilho intenso e cor avermelhada/alaranjada. 😉👍🏻

  14. Ola, sou Natan e resido numa parte alta de Jaboatão, no bairro de vila rica, tenho observado todas as noites uma estrela meio avermelhada ao norte, em todo este mês de julho/18, sera que marte?

  15. Bom dia, uma curiosidade em Brasilia, sempre no “Ceu Oeste, há um ponto mais brilhante ( beeem brilhante). Quando a lua esta Crescente parece ate cena de Filme! fantastico, fabuloso!
    Ai entra a curiosidade: é um Planeta? Um Satelite? é sempre tão brilhante, aparentemente sempre no mesmo lugar. Obrigado pessoal

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*