Destaques do Céu! – Outubro de 2017
Programe-se e observe os fenômenos astronômicos em destaque do mês de outubro de 2017 através deste guia mensal de observação do céu!
Conjunção planetária: Vênus e Marte.
Logo no início do mês de outubro, à Leste pouco antes do amanhecer, o céu já nos reserva uma bela conjunção planetária que vale muito à pena observar! São os planetas Vênus e Marte, que estarão bem próximos aparentemente no dia 5 de outubro de 2017.
A despedida de Saturno à Oeste no final de outubro de 2017.
Ainda será possível ver o planeta gigante dos anéis em todo o mês de outubro. Então, aproveite para observá-lo, especialmente com um telescópio com abertura igual ou superior a 100mm (ou 4 polegadas). O recomendado para melhor resolução e visão dos anéis, a partir de 150mm ou 6 polegadas.
Na noite do dia 24/10, logo ao anoitecer da sua localidade (18h) à Oeste, Saturno estará em conjunção com a fina Lua Crescente!
Oposição do planeta Urano.
O planeta Urano, sétimo planeta do Sistema Solar em ordem de afastamento do Sol, estará em oposição na noite do dia 19 de outubro de 2017. O fenômeno da oposição ocorre quando um planeta está exatamente do lado oposto do Sol em relação à Terra. E assim, formam uma ângulo de 180º (alinhados Sol, Terra e Urano, nesse caso).
Urano será visível logo ao anoitecer, às 18h (a depender da sua localidade), no sentido Leste do céu. O gigante gasoso brilhará com magnitude de 5,7 na constelação de Peixes. Recomenda-se o uso de um binóculo (7×50 ou 10×50) para simples identificação do planeta entre as estrelas do céu. Urano quando observado por binóculo, ou principalmente por telescópio, tem cor esverdeada, o que chama logo a atenção entre as cores das demais estrelas!
Chuva de meteoros Orionídeos.
Na madrugada do dia 22 de outubro de 2017 ocorre a famosa chuva de meteoros Orionídeos. O fenômeno ocorre da noite do sábado (21/10) para a madrugada do domingo (22/10), sendo às 4h da madrugada do domingo o melhor momento para observá-las!
É possível ver os meteoros dessa chuva já a partir da meia-noite de 22/10, quando a constelação de Órion já se encontra visível no sentido Leste do céu. É a partir dessa constelação que se localiza o radiante – ponto no céu de onde parecem surgir os meteoros.
São estimados 25 meteoros por hora para a chuva de meteoros Orionídeos!
Fonte: IMO – International Meteor Organization https://www.imo.net/resources/calendar/
Oposição do asteroide Iris.
O asteroide Iris chegará a oposição às 05:35 da manhã do dia 30 de outubro de 2017. Porém, na noite anterior, 29/10, é a melhor ocasião para vê-lo com um binóculo ou um telescópio. Com um desses instrumentos você poderá notá-lo entre as estrelas da constelação de Áries, com magnitude de 6,9.
Na noite do dia 29/10 o asteroide Iris pode ser visto com algum instrumento logo após o anoitecer, por volta das 18h (a depender da sua localidade), no sentido Leste do céu.
International Observe the Moon Night 2017.
Em 28 de outubro é celebrado o International Observe the Moon Night (InOMN). A Noite Internacional de Observar a Lua é um evento anual mundial público que incentiva a observação e apreciação da Lua.
Para mais detalhes conheça e visite: https://www.lpi.usra.edu/observe_the_moon_night/ (link para mais informações e cadastro da sua atividade de observação)
Acompanhe nosso site e programe-se para observar os fenômenos astronômicos em destaque deste mês!
Seja o primeiro a comentar