Lua Crescente em conjunção com Júpiter – sexta, 28 de julho de 2017:
Logo ao anoitecer, ao olhar para o alto do céu no sentido Oeste, você verá uma bela conjunção entre a Lua Crescente e o planeta Júpiter. A Lua, com pouco mais de 32% da sua fração iluminada pelo Sol, “acompanhará” aparentemente o ainda brilhante Júpiter, com magnitude de -1,9. Logo acima da conjunção será possível notar a estrela alfa da constelação de Virgem, Spica, com magnitude de 1,0.
Os três corpos celestes estarão na “área” da constelação de Virgem, sendo assim, uma ótima oportunidade para reconhecer as estrelas dessa constelação que estarão ao redor da conjunção envolvendo a Lua e Júpiter. Com o auxílio de um binóculo (7×50 ou 10×50) você notará melhor essas estrelas dessa constelação.
À esquerda da conjunção e da constelação de Virgem, estará a constelação do Corvo, com seu quadrilátero característico. Com um telescópio com abertura superior a 100mm (ou 150mm), você poderá observar a galáxia M104 – o Sombrero – logo entre Júpiter e a estrela Algorab. Possivelmente não seja favorável observar essa famosa galáxia devido a claridade lunar, porém, com a referência citada, você poderá vê-la em outras noites!
Mais abaixo, ainda a Oeste, estão relativamente próximos aparentemente, o planeta Mercúrio e a estrela Regulus, alfa da constelação de Leão.
Aproveite o anoitecer para também observá-los!
O encontro de Mercúrio e Regulus ao anoitecer – terça, 25 de julho de 2017:
O planeta Mercúrio e a estrela Regulus, alfa de Leão, estarão próximos aparentemente numa bela conjunção visível logo ao anoitecer. Ambos serão vistos ainda baixos no horizonte Oeste, sendo assim, é necessário que você esteja em um local um pouco elevado e sem obstáculos que interfiram a observação.
Para aqueles que observam no Hemisfério Sul (Brasil em nosso caso) os dois corpos celestes serão observáveis por mais tempo que àqueles no Hemisfério Norte. Isso ajudará a prolongar o tempo de observação dessa conjunção, que mostrará Mercúrio muito próximo aparentemente de Regulus. A fina Lua Crescente estará logo acima dos dois objetos, o que facilita ainda mais a identificação e referenciação do fenômeno no céu. Logo após o pôr do Sol em sua localidade, você poderá observá-los desde às 17:25 até às 19h.
Além de vê-los a olhu nu (Mercúrio, Regulus e a Lua Crescente), com um simples binóculos (sugerido 7×50 ou 10×50) será possível observá-los todos juntos, pois a distância angular será mínima, aproximadamente 0,5º.
Mercúrio é destaque como planeta visível neste fim de julho e início de agosto. Observá-lo é um desafio, tanto porque pouco se distancia angularmente do Sol – pois é um planeta interno e muito próximo em distância da nossa estrela – quanto pelo breve período que pode ser observado, cerca de pouco mais de uma hora logo após o pôr do Sol.
Aproveite o anoitecer (fim de tarde) de 25 de julho para observar essa magnífica conjunção entre Mercúrio e Regulus, e ainda com participação da Lua Crescente! Também tente fotografá-los, será uma ótima oportunidade para registro!
Seja o primeiro a comentar