Lua Crescente em conjunção com a estrela Regulus – terça, 27 de junho de 2017:
Na noite de 27 de junho, a estrela Regulus estará próxima aparentemente da Lua Crescente. O fenômeno chamado de conjunção, quando dois corpos celestes aparentam estar mais próximos no céu, mas na realidade estão em distâncias bem diferentes, ajuda no reconhecimento do céu. Assim, você conhece cada vez mais objetos celestes através de outro corpo mais conhecido.
Regulus é a estrela mais brilhante da constelação de Leão, sendo assim chamada alfa dessa constelação. Possui uma cor azul-branco, com brilho de 1,4 magnitude, e está a aproximadamente 77 anos-luz de distância da Terra. Regulus no latim significa “príncipe” ou “pequeno rei”, também é conhecida pelos antigos babilônios como o “coração do leão”.
Nessa noite de 27 de junho a Lua estará na fase de crescente, com 18% da fração iluminada. Aproveite para vê-la no céu e também observar a estrela Regulus em conjunção com a Lua Crescente!
Estrelas Arcturus e Vega em destaque no céu nas noites de inverno – sexta e sábado, 23 e 24 de junho de 2017:
Aproveite as noites de 23 e 24 de junho para observar duas estrelas bem brilhantes do céu de inverno: Arcturus e Vega.
Arcturus, que é a estrela alfa da constelação de Boieiro, é visível ao anoitecer por volta das 18h. A estrela possui intenso brilho avermelhado e é visível no alto do céu na “linha de visada” de Júpiter, o qual está no ponto mais alto do céu acompanhado da estrela azulada Spica, alfa de Virgem.
Arcturus é a quarta estrela mais brilhante do céu e possui magnitude de 0,2, seu nome significa “guarda do urso”, em grego. Essa estrela de brilho avermelhado (ou alaranjado) é uma gigante vermelha com 20 vezes o diâmetro solar, a qual está a 37 anos-luz de distância da Terra.
Por volta das 19h vemos próxima do horizonte Nordeste, a estrela Vega, alfa da constelação de Lira. Vega é a quinta estrela mais brilhante do céu, com magnitude de 0,0. A coloração azul-branca a destaca entre as estrelas próximas, tornado-a um alvo fácil para observação.
A estrela Vega está a 25 anos-luz de distância da Terra. Por curiosidade, esse astro já foi a “estrela do norte” há 12 mil anos e será novamente daqui a 14 mil anos!
Seja o primeiro a comentar