Triangulação no céu: Lua Crescente, Antares e Saturno – quinta, 8 de junho de 2017:
A Lua Crescente, com aparência de cheia com quase 99% da fração iluminada, está visível no sentido Leste acompanhada à direita da estrela Antares, alfa da constelação de Escorpião.
Antares é uma estrela variável gigante vermelha, com magnitude de 1,1. A principal característica é seu intenso brilho avermelhado, e também sua posição central na constelação de Escorpião, a qual é facilmente reconhecida pelo formato do aracnídeo.
Mais abaixo da Lua, próximo à linha do horizonte por volta das 18h, encontra-se o planeta Saturno. O gigante gasoso está cada vez mais brilhante, e certamente é o destaque do céu neste mês de junho.
Aproveite para observar essa bela triangulação no céu! Lembrando que na sexta, 9 de junho, a Lua estará na fase Cheia em conjunção com o planeta Saturno!
Cometa C/2015 V2 Johnson no Céu – 30 de maio a 14 de junho de 2017:
O cometa C/2015 v2 Johnson foi descoberto em 3 de novembro de 2015 por J. A. Johnson, da equipe do programa de busca Catalina, a partir do telescópio Schmidt de 0,68m + CCD. Naquela ocasião o brilho estimado do cometa estava na 17ª magnitude, estando na constelação de Lince.
A seguir, duas cartas celestes que auxiliam na observação do céu e localização do cometa. O objeto é visível na constelação de Boeiro, a qual é próxima da constelação de Virgem, onde está atualmente o planeta Júpiter.
O brilho máximo estimado (6ª magnitude) deve ocorrer no início de junho de 2017, quando o cometa está localizado na constelação do Boieiro. O melhor período para observá-lo é entre as noites de 30 de maio a 14 de junho de 2017.
A imagem acima mostra o Cometa C/2015 v2 Johnson a apenas 6º da estrela gigante vermelha Arcturus. Ou seja, junte os três dedos da mão com o braço esticado do corpo e meça a partir da estrela Arcturus para chegar ao cometa. O círculo azul ao redor do astro indica que o mesmo se encontra no campo de visão de um binóculo (7×50 ou 10×50, por exemplo).
Seja o primeiro a comentar