Observação Astronômica, Sítio Pedra Solta – Bezerros – PE.
Do sábado para o domingo, 1-2 de fevereiro, foi realizada uma aula prática seguida de observação astronômica para os alunos do Curso de Guia de Turismo da Uninassau. O local da observação foi em Sítio Pedra Solta, no distrito de Serra Negra, em Bezerros, PE. Na observação astronômica foi apresentado sobre o princípio da orientação geográfica, a qual utiliza bússola ou algum dispositivo que possa auxiliar na orientação por pontos cardeais. Tal orientação é importantíssima para realização de trilhas noturnas, sobrevivência em caso de problemas, e auxílio na orientação terrestres.
Também, como apoio para indicação na orientação terrestre, é possível localizar-se pelas estrelas do firmamento, as quais foram mencionadas e que pertencem às constelações do zodíaco. Corpos celestes como o Sol, a Lua e até os planetas, quando reconhecidos, podem auxiliar na orientação pelos pontos cardeais e facilitar na geolocalização quando necessário.
Durante a aula prática, também apresentamos alguns corpos celestes que se destacam no céu, como a estrela Sírius (da constelação de Cão Maior), e algumas características, as quais se mostraram interessantes quando comparadas com a estrela Betelgeuse, da constelação de Órion. Os participantes viram as estrelas que compõem as constelações de Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem, sendo essas Zodiacais, assim como o Cruzeiro do Sul, Cão Maior e Órion.
Além dessas constelações, os participantes observaram corpos celestes presentes nessas constelações, a partir de uma roteiro programado para otimizar o tempo da observação. Sendo assim iniciamos olhando para o Gigante Gasoso Júpiter, a Nebulosa Eta Carina, outros objetos do catálogo NGC e Messier, os quais adicionaram mais encanto a observação.
O céu do local, após se manter estável devido as condições geográficas da localidade, apresentou-se bem estrelado, quase sem poluição luminosa, e “recheado” de objetos interessantes.
Seja o primeiro a comentar